Vakinha lança o programa para impulsionar empreendedorismo feminino

Escrito por:
Vakinha lança o programa para impulsionar empreendedorismo feminino

No Acre, 24% dos líderes empresariais são mulheres, o menor percentual do país!

Já vemos muitas mulheres liderando rankings de empreendedorismo, e desenvolvendo seus negócios a nível mundial. Mas, infelizmente, isso ainda é muito distante para a maioria das empreendedoras. Falta de capacitação, rede de apoio, espaço físico, entre outros motivos levam muitas a desistência.

A iniciativa tem o objetivo de mudar a vida de mulheres em ambientes de alta vulnerabilidade social, promovendo autonomia e liberdade financeira por meio do empreendedorismo feminino. Isso porque de acordo com estudo feito pelo Instituto Econômico de Pesquisa Aplicada (IPEA), 45% dos lares brasileiros são sustentados por mulheres, ao mesmo tempo em que representam a maior parte da população em situação de pobreza.

Diante deste cenário, o projeto Mulheres Transformam foi lançada no Acre para ajudar o Coletivo Elas Fazem Acontecer a oferecer capacitação empreendedora visando a geração de renda para independência financeira de 300 mulheres; conquistar uma sede própria e criar um espaço de referência para realização de atendimentos, capacitações e acolhimentos de mulheres; construir uma estrutura de apoio interdisciplinar para prestar assistência jurídica, psicológica e social às empreendedoras, além do desenvolvimento de um site para ampliar a visibilidade do coletivo e criar um e-commerce para comercializar seus produtos. Para isso, a meta é arrecadar R$ 120 mil.

Conheça o coletivo Elas fazem acontecer

A iniciativa nasceu durante a pandemia, quando Lidiane Cabral, fundadora, resolveu utilizar as redes sociais para compartilhar aprendizados e dificuldades em empreender como mulher no Acre. Pouco tempo depois, com apoio de Denila Soares, cofundadora do coletivo, e outras mulheres, a interação nas mídias digitais deu origem a uma rede com centenas de empreendedoras. O Acre está entre as regiões com maior crescimento da pobreza extrema no Brasil. Além disso, apresentou um dos índices mais altos de feminicídio no último ano, superando a média nacional.


Por isso, hoje o coletivo exerce um papel fundamental em comunidades de Rio Branco, empoderando mulheres através de assistência jurídica e psicológica, formação empreendedora e realização de eventos. Elas têm oferecido ferramentas para que muitas mulheres alcancem autonomia financeira, deixem ambientes de violência e conquistem uma vida digna para suas famílias.

 

Veja o que sua doação vai possibilitar!

Através das doações iremos oferecer:

 

- Capacitação empreendedora

Visando a geração de renda para independência financeira de 300 mulheres.

- Aquisição de uma sede própria para o coletivo

Criando um espaço de referência para realização de atendimentos, capacitações e acolhimento de mulheres.

- Criar uma estrutura de apoio interdisciplinar

Para prestar assistência jurídica, psicológica e social às empreendedoras.

- Desenvolver site

Ampliando a visibilidade do coletivo e criando um espaço de e-commerce para comercialização de produtos.

 

A sua doação pode mudar esse cenário!

Veja como participar!

Faça sua doação: https://www.vakinha.com.br/clube-doadores/mulheres-transformam-instituto-vakinha

 

Palavras do CEO

“Entendemos que o Projeto deveria ter como linha de partida o Acre, pois hoje, está entre as regiões com o maior crescimento da pobreza extrema no Brasil, além de índices preocupantes de feminicídio. Queremos ver essas mulheres conquistando seu lugar no mundo, com independência e dignidade e, claro, expandir o Mulheres Transformam para todos os cantos do país”, afirma Luiz Felipe Gheller, CEO e fundador do Vakinha.

Localizado na região Norte do país, o Acre está entre os nove estados brasileiros em que a maior parte da população se encontra em situação de pobreza. Segundo o Instituto Jones dos Santos Neves, com base nos dados de 2022 da PNAD, o número representa 53% da população.

O seu apoio transforma o futuro!

© 2023 - Todos direitos reservados