
Existem diversos tratamentos para câncer de mama, que é a neoplasia mais comum entre as brasileiras, depois do câncer de pele não melanoma.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a estimativa para 2025 é de mais de 73 mil novos casos da doença no país — o que representa uma mulher diagnosticada a cada 7 minutos.
Embora as chances de cura sejam altas quando há diagnóstico precoce, o tratamento pode ser longo, emocionalmente desafiador e financeiramente pesado, especialmente para quem depende do SUS ou não tem plano de saúde.
Neste artigo, você vai entender:
O tratamento do câncer de mama depende de diversos fatores, como o estágio da doença, o tipo de tumor e o estado geral da paciente.
Entre os principais tratamentos para câncer de mama, estão:
Pode ser conservadora (retirada parcial da mama) ou a mastectomia (retirada total da mama). É muitas vezes o primeiro passo após o diagnóstico.
Usada para destruir células cancerígenas remanescentes após a cirurgia ou para reduzir o tumor antes da operação.
Com uso de medicamentos potentes que agem em todo o corpo, indicada em casos mais agressivos ou avançados.
Bloqueia os efeitos dos hormônios que alimentam o crescimento de alguns tipos de câncer de mama.
Tratamentos mais modernos, que agem de forma específica nas células tumorais. Costumam ter alto custo e nem sempre estão disponíveis na rede pública.
Mesmo quando parte do tratamento é oferecida gratuitamente pelo SUS, muitas mulheres enfrentam gastos extras que comprometem a renda da família.
Entre os principais custos, estão:
Em um momento tão delicado, pedir ajuda não é fraqueza, é força compartilhada.
O Vakinha é a maior plataforma de financiamento coletivo do Brasil e já ajudou milhares de pessoas a bancarem tratamentos, cirurgias, medicamentos e exames.
Só para se ter uma ideia, em um ano, pelo menos 200 campanhas para tratamento de câncer de mama foram abertas, segundo nossa base de dados.
Criar uma vaquinha é simples e pode fazer toda a diferença:
Quer ter um tutorial ainda mais prático para criar sua vaquinha? Assista ao vídeo abaixo:
O câncer de mama pode até tentar silenciar sonhos. Mas com informação, acolhimento e uma rede de apoio, cada mulher encontra forças para continuar.
Se você está passando por essa batalha ou conhece alguém que está, lembre-se: o cuidado pode vir em forma de vaquinha, de doação, de presença.