No Brasil, 125 milhões de pessoas vivem em situação de insegurança alimentar. Isso significa que no natal, data que para muitas famílias é motivo de alegria e comemoração, há uma parte da população que sofre, sem ter acesso a uma mesa farta.
Para levar a magia do natal até a mesa de brasileiros que vivem essa realidade de perto, o Vakinha se uniu a dois parceiros: naPorta e Helloo. Juntos, promovemos um natal mais feliz para centenas de famílias.
Veja como levamos esperança e boas memórias no natal de 2023:
Foram mais de 300 cestas natalinas entregues nas comunidades Favela dos Sonhos e Cidade de Deus, em Ferraz de Vasconcelos (SP) e mais de 27 mil doadores, que se uniram a esta causa, impactando cerca 1.500 pessoas com uma mesa farta no natal.
Quando nos unimos, o impacto é bem maior!
Hoje, existem mais de 10 mil favelas que no Brasil. A Favela dos Sonhos e a Cidade de Deus, em Ferraz de Vasconcelos – SP, são alguns desses territórios que, até pouco tempo, estavam invisíveis no mapa. Os moradores não tinham acesso a serviços básicos ou bens de consumo em seus endereços.
Essas comunidades foram revitalizadas após o projeto Favela 3D (Digna, Digital e Desenvolvida) e foram inseridas no mapa, através do “CEP Digital” – desenvolvido pela naPorta em parceiria com o Google. Além de receber luz elétrica e pavimentação, a naPorta estabeleceu um galpão logístico, empregando líderes logísticos e entregadores locais.
Ainda assim, a insegurança alimentar é uma realidade que afeta muitos moradores da região. Por isso, decidimos levar esperança, boas memórias e uma mesa cheia para essas famílias.
Em novembro, o Vakinha iniciou uma campanha de arrecadação, convidando pessoas de todo o país a se unir a esta causa e tornar esse sonho possível. Nossa meta era arrecadar para realizar a compra e entrega das cestas para essas comunidades.
Com o apoio da Helloo, empresa de mídia out of home, ainda foi possível veicular a campanha em shoppings e prédios residenciais de São Paulo, aumentando o potencial de alcance da causa. Foram milhões de pessoas impactadas pela comunicação, conhecendo a realidade nas favelas e tendo a oportunidade de contribuir com um natal mais feliz para quem precisa.
Mais de 27 mil pessoas fizeram o natal acontecer!
Ao final, mais de 27 mil doadores apoiaram a campanha, arrecadando cerca de R$70 mil para viabilizar a ação. Todas as contribuições foram extremamente importantes para arcar com a compra das cestas e com toda a operação logística, que fez com que os alimentos chegassem até a porta de cada uma das mais de 300 famílias beneficiadas.
Além dos doadores, quatro influenciadores digitais também apoiaram esta causa, utilizando seu impacto para o bem! Eles alcançaram mais de um milhão de usuários nas redes sociais, e também ajudaram dezenas de famílias a terem acesso a uma mesa farta no natal. Conheça uma das histórias de quem foi impactado pela ação:
Juntos, fizemos um natal mais solidário e espalhamos a esperança de dias melhores. Para continuar fazendo a diferença, apoie uma vaquinha ou acompanhe nossas redes sociais.