O Rio Grande do Sul sofreu o maior desastre natural de sua história. O estado inteiro foi afetado pelo imenso volume de chuvas. Foram 471 cidades afetadas, 170 mortas e 600 mil fora de suas casas. Em resposta a essa acontecimento, criamos A Maior Campanha Solidária da história do Rio Grande do Sul, organizada pelo Instituto Vakinha em parceria com Badin Colono e Pretinho Básico.
Nos tornamos a campanha oficial do Brasil, fruto de um trabalho de transparência e segurança que nossa marca sempre carregou. E a campanha alcançou um marco histórico, arrecadando R$ 76 milhões com o apoio de mais de 1 milhão de doadores para auxiliar os gaúchos afetados pelas catástrofes ambientais que devastaram o estado.
Pensando nisso, separamos os repasses das doações em fases, para melhor distribuição, confira:
Fase 1: Atendendo às Necessidades Emergenciais
Na fase inicial, foram destinados cerca de R$40 milhões para suprir as principais necessidades emergenciais. Os fundos foram usados para:
Fase 2: Parceria com Synergia para Gestão Socioambiental
Para a fase 2, nos unimos à Synergia, uma consultoria especializada em gestão socioambiental em situações de desastres. Eles estão auxiliando na nova etapa da destinação dos recursos, baseando-se em estudos e índices para entender as necessidades prioritárias.
Para mais detalhes sobre essa parceria, assista ao vídeo do nosso CEO:
Nosso trabalho continua e vamos seguir apoiando na recuperação e o desenvolvimento sustentável das áreas afetadas. Os recursos são alocados com base em uma avaliação criteriosa das necessidades imediatas e de longo prazo, priorizando projetos que promovam a resiliência socioambiental e a reconstrução das comunidades através da atuação de Instituições parceiras.
Os eixos de doação definidos agora são:
As entidades elegíveis a receber recursos são*:
*Critério de exclusão: organizações da sociedade civil ou do setor privado com PEPs em cargos de alta gestão/quadro societário
E como critérios de priorização, estabelecemos três parâmetros:
Para conferir mais detalhes sobre o plano e acompanhar a planilha de repasses, clique aqui. Por meio dessa planilha, você acompanha em tempo real o destino das doações na Maior Campanha Solidária do RS, assim como a quantidade de recursos já distribuídos para cada finalidade.
Agora que você está por dentro das ações realizadas, confira o impacto positivo gerado. A seguir, destacamos algumas histórias de instituições e pessoas que foram beneficiadas:
O Colo de Mãe, instituição dedicada ao acolhimento de famílias atípicas, se tornou um abrigo para crianças PCDs e seus familiares após as enchentes. Com o apoio do Instituto Vakinha, eles adaptaram um prédio de seis andares para abrigar até cem crianças. Este trabalho continua graças aos voluntários e doações.
Através da campanha solidária, a AudioPrime está fornecendo aparelhos auditivos para pessoas afetadas pelas enchentes. Esta iniciativa está proporcionando alívio e esperança para aqueles que já enfrentaram muitas perdas. Conheça mais sobre essa história:
Milhões de pessoas foram afetadas pelas enchentes no RS. Em meio ao caos, surgiram histórias de resistência e solidariedade. Assista ao primeiro episódio do nosso documentário para conhecer algumas dessas histórias inspiradoras. Assista ao primeiro episódio desse documentário:
O Rio Grande do Sul ainda precisa da sua ajuda. A fase de reconstrução está em andamento e não podemos deixar que a solidariedade pare agora. Continue compartilhando, doando e ajudando de todas as formas que puder. Cada contribuição faz a diferença.
ACESSE A MAIOR CAMPANHA SOLIDÁRIA DO RS
Obrigado pelo seu suporte até aqui. Juntos, podemos transformar cada lembrança de destruição em uma nova história de reconstrução.