SOS ENCHENTES! Ajude cidades gaúchas atingidas pelas chuvas: Doe agora mesmo
A Maior Campanha Solidária do RS: Impacto e Continuidade
Ainda temos muito a fazer, com responsabilidade e transparência. Acompanhe todo impacto positivo da Maior Campanha Solidária do RS em prol das vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.

O Rio Grande do Sul sofreu o maior desastre natural de sua história. O estado inteiro foi afetado pelo imenso volume de chuvas. Foram 471 cidades afetadas, 170 mortas e 600 mil fora de suas casas. Em resposta a essa acontecimento, criamos A Maior Campanha Solidária da história do Rio Grande do Sul, organizada pelo Instituto Vakinha em parceria com Badin Colono e Pretinho Básico.

Nos tornamos a campanha oficial do Brasil, fruto de um trabalho de transparência e segurança que nossa marca sempre carregou. E a campanha alcançou um marco histórico, arrecadando R$ 76 milhões com o apoio de mais de 1 milhão de doadores para auxiliar os gaúchos afetados pelas catástrofes ambientais que devastaram o estado.

Pensando nisso, separamos os repasses das doações em fases, para melhor distribuição, confira:

Fase 1: Atendendo às Necessidades Emergenciais

Na fase inicial, foram destinados cerca de R$40 milhões para suprir as principais necessidades emergenciais. Os fundos foram usados para:

  • Reconstrução de hospitais e pontes
  • Abrigos temporários
  • Materiais e suprimentos essenciais
  • Apoio ao resgate e cuidado com animais

Fase 2: Parceria com Synergia para Gestão Socioambiental

Para a fase 2, nos unimos à Synergia, uma consultoria especializada em gestão socioambiental em situações de desastres. Eles estão auxiliando na nova etapa da destinação dos recursos, baseando-se em estudos e índices para entender as necessidades prioritárias.

Para mais detalhes sobre essa parceria, assista ao vídeo do nosso CEO: 

Nosso trabalho continua e vamos seguir apoiando na recuperação e o desenvolvimento sustentável das áreas afetadas. Os recursos são alocados com base em uma avaliação criteriosa das necessidades imediatas e de longo prazo, priorizando projetos que promovam a resiliência socioambiental e a reconstrução das comunidades através da atuação de Instituições parceiras.

Os eixos de doação definidos agora são:

  • Educação
  • Saúde
  • Assistência Social
  • Reestruturação Econômica
  • Acessibilidade
  • Habitação
  • Saneamento
  • Fauna
  • Emergencial

As entidades elegíveis a receber recursos são*:

  • Instituições sem fins lucrativos
  • Setor público
  • Setor Privado (Eixo econômico e reestruturação econômica)

*Critério de exclusão: organizações da sociedade civil ou do setor privado com PEPs em cargos de alta gestão/quadro societário

E como critérios de priorização, estabelecemos três parâmetros:

  1. Território: Número de desalojados, situação atual, recorrência de enchentes, condição dos acessos, Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) e Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades (IDSC).
  2. Projeto: Quantidade de recursos per capita, número e tipo de beneficiados e complexidade de implementação.
  3. Instituições: Tamanho de equipe ou voluntariado, oferta de contrapartida, comprovação de origem, certidões negativas e situação cadastral.

Para conferir mais detalhes sobre o plano e acompanhar a planilha de repasses, clique aqui. Por meio dessa planilha, você acompanha em tempo real o destino das doações na Maior Campanha Solidária do RS, assim como a quantidade de recursos já distribuídos para cada finalidade.

Impacto e Histórias Transformadoras

Agora que você está por dentro das ações realizadas, confira o impacto positivo gerado. A seguir, destacamos algumas histórias de instituições e pessoas que foram beneficiadas:

Colo de Mãe: Abrigo para Crianças PCDs

O Colo de Mãe, instituição dedicada ao acolhimento de famílias atípicas, se tornou um abrigo para crianças PCDs e seus familiares após as enchentes. Com o apoio do Instituto Vakinha, eles adaptaram um prédio de seis andares para abrigar até cem crianças. Este trabalho continua graças aos voluntários e doações.

Audição Solidária: Devolvendo a escuta

Através da campanha solidária, a AudioPrime está fornecendo aparelhos auditivos para pessoas afetadas pelas enchentes. Esta iniciativa está proporcionando alívio e esperança para aqueles que já enfrentaram muitas perdas. Conheça mais sobre essa história:

Histórias por Trás do Desastre

Milhões de pessoas foram afetadas pelas enchentes no RS. Em meio ao caos, surgiram histórias de resistência e solidariedade. Assista ao primeiro episódio do nosso documentário para conhecer algumas dessas histórias inspiradoras. Assista ao primeiro episódio desse documentário: 

Seu Apoio é necessário

O Rio Grande do Sul ainda precisa da sua ajuda. A fase de reconstrução está em andamento e não podemos deixar que a solidariedade pare agora. Continue compartilhando, doando e ajudando de todas as formas que puder. Cada contribuição faz a diferença.

ACESSE A MAIOR CAMPANHA SOLIDÁRIA DO RS

Obrigado pelo seu suporte até aqui. Juntos, podemos transformar cada lembrança de destruição em uma nova história de reconstrução.

© 2024 - Todos direitos reservados