
O Carro da Poesia é um projeto do coletivo Poetas Ambulantes, grupo que há onze anos leva a literatura dos saraus para às ruas da cidade.
O trabalho do coletivo começou com intervenções poéticas dentro dos transportes públicos e nesses anos já circulamos por todas as linhas de metrô e trem da cidade, além de diversos itinerários de ônibus de norte a sul, leste a oeste, em São Paulo e outras capitais.
Já fomos contemplados por 4 edições do programa VAI, da Prefeitura de São Paulo e no prêmio Todos por um Brasil de Leitores, do Ministério da Cultura.
Nosso último projeto, o Carro da Poesia, nos possibilitou a aquisição de um veículo para a retomada das nossas ações, pós pandemia do Covid-19.
O Carro leva poemas em áudio para as ruas da quebrada, faz distribuição de livros e saraus itinerantes em pontos de ônibus e praças públicas. Além de visita às escolas, onde os alunos são protagonistas das apresentações.
Além das atividades culturais, o coletivo sempre esteve próximo de lutas e debates por causas sociais e políticas.
Assim, em outubro de 2022 participou de algumas manifestações em apoio à democracia, como o Ato Artistas pela Democracia, com organização autônoma.
Porém, por não termos autorização para que a Kombi participasse da manifestação, nosso carro foi multado por “usar o veículo para, deliberadamente, restringir a circulação na via” no valor de R$5.869,40, além da pontuação de 7 pontos da representante do nosso grupo.
Como o endereço dela estava desatualizado no Detran, não recebemos a notificação a tempo e com o correr de juros por atraso, o valor atual da dívida estava em R$6.300,00.
Fizemos um empréstimo para quitar a dívida e regularizar a documentação do carro. E estamos com essa vakinha para pagar a nossa dívida.
Em paralelo, estamos correndo com o pedido de revogação da multa, uma vez que as vias em questão já estavam interditadas para o ato.
Caso haja a revogação, todo valor arrecado será revertido para manutenção do projeto, que hoje se mantém com apoio de parceiros e investimentos próprios.