Vaquinha / Outros / Dinheiro

Doe um cobertor no inverno

ID da vaquinha: 60550
Doe um cobertor no inverno
URL copiada!
94%
Arrecadado
R$ 2.817,00
de
Meta
R$ 3.000,00
Apoiadores
44
  • Sobre
  • Novidades
  • Quem ajudou
  • Mensagens
O frio pode ser duro para as pessoas que moram na rua. Essa ação tem a finalidade de levar um pouco de calor e amor até as pessoas que por algum motivo não podem dormir quentinhas em suas camas no inverno. Farei fotos da distribuição dos cobertores e todos poderão acompanhar a ação. Quem quiser se voluntariar é só entrar em contato pelo Facebook. Obrigada!Se não puder doar, compartilhe a vakinha <3ATUALIZAÇÃO!!!

Ontem (15 de junho) fui acompanhar o trabalho do Alderon Costa, ouvidor-geral externo da Defensoria Pública do estado de São Paulo. Ele anda desde o início da noite até o início da madrugada, mapeando as pessoas que passam a noite na rua.

Andamos na região da Santa Cecília e é impressionante como tem gente espalhada por ali. Muitos moram há anos no local, outros chegaram ontem de madrugada. Assim que chegamos reparei que a temperatura estava agradável, por volta dos 20°C, e tinha bastante gente na rua. Então fomos para dentro do terminal encontrar o Alderon, ele estava servindo leite quente com chocolate para pessoas que dormem ali. Foi chocante e triste descobrir que muitas pessoas escolhem dormir sentadas nas cadeiras do terminal para que não sejam expulsas do local pela GCM. Que eu contei, haviam 5 pessoas dormindo nas cadeiras e não eram nem nove da noite, imagino que esse número deva aumentar com a aproximação da madrugada e com noites de muito frio. Ficamos ali por um tempo conversando com aquelas pessoas e saímos do terminal porque tinha muito mais gente do lado de fora, muita gente no largo e ao redor do terminal. Encontramos do lado de fora um grupo que escolheu passar a noite na calçada oposta a do largo, tinha umas dez pessoas ali e logo que chegamos já começaram a reclamar da GCM. Nesse grupo tinha gente de uma desocupação que aconteceu ontem de madrugada, como ficaram com medo de apanhar do choque na desocupação eles saíram antes com seus pertences. Tinha de cama a geladeira ali e o dono daqueles objetos nos disse que se ele não conseguisse vender no dia seguinte a GCM acabaria levando tudo embora. Disseram a ele que se isso acontecer ele deve então abrir uma queixa formal na ouvidoria, entretanto é muito complicado porque as pessoas em condição de rua têm muito medo de represálias e no fim acabam não denunciando essas ações coercitivas do estado. Um outro rapaz me disse que ele conseguiu comprar uma barraca prateada e teve que brigar com a GCM para que não a levassem. Ele frisou bem "essa barraca é minha propriedade!"

Distribuição dos cobertores Ainda não acertamos essa questão porque existem alguns detalhes que devemos nos atentar, principalmente quanto à segurança. Como somos somente eu e meu marido a nos voluntariar estamos vendo a melhor forma de fazer isso. Apesar de eu querer entregar um por um na rua, fui avisada pelo Alderon de que pode ser perigoso fazermos isso sozinhos porque tem gente que rouba os cobertores para vender depois aos moradores de rua. Eu realmente quero que esses cobertores cheguem a eles, mas também não podemos nos arriscar assim com as doações de tanta gente, então estamos pensando em entregar os cobertores um pouco em cada abrigo. Achamos que assim poderemos atender da melhor forma. Então pensei em separar as doações em quatro ou cinco frações e distribuir um pouco por noite. Vou pedir para o Alderon me passar a situação dos abrigos assim que o dinheiro for liberado pelo site da vakinha. 

Bom, é isso. Quem tiver sugestões e quiser participar da distribuição dos cobertores comigo pode me chamar na página do evento ou por mensagem, a nossa vakinha continua engordando, pensei até em fazer mais ações e não encerrar assim que atingirmos a meta, pois existem muitas formas de ajudar.

Obrigada a todos pelo apoio!

Link do evento no facebook: https://www.facebook.com/events/254216334956431/

Link da arrecadação no site Vakinha: https://www.vakinha.com.br/vaqui…/doe-um-cobertor-no-inverno

AVISO LEGAL: O texto e as imagens incluídos nessa página são de única e exclusiva responsabilidade do criador da vaquinha e não representam a opinião ou endosso da plataforma Vakinha.

Todos os direitos reservados. 2021