Vaquinhas Online criadas para ajudar brasileiros na Ucrânia

Escrito por: Alex Torrealba

O mundo inteiro está atento a invasão russa à Ucrânia e seus desdobramentos. Há diversos brasileiros no país que está sendo invadido e Vaquinhas Online estão sendo criadas para ajudá-los nesse momento aterrorizante.

Desde a última semana, a Rússia começou a invadir a Ucrânia, gerando muitas mortes, desabrigados e caos em diversas localidades. Os conflitos entre os países ocorre há muitos anos, tendo alguns momentos de confrontos militares na história.

A guerra começou e dois fatores foram importantes para isso. Primeiro, a Ucrânia estava negociando sua entrada na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). No entanto, a Rússia não quer que isso aconteça, uma vez que um país vizinho estaria fazendo parte de um grupo junto dos Estados Unidos.

A Rússia mobilizou mais de 100 mil tropas para a fronteira e ameaçou tomar ações militares caso a Otan não recuasse e não vetasse a Ucrânia formalmente de entrar para a organização.

O outro motivo foi que, recentemente, o presidente russo Vladimir Putin reconheceu a independência de duas áreas separatistas no território ucraniano (Lugansk e Donetsk), com maioria étnica russa. Esse foi o passo final para os países entrarem em guerra.

A invasão russa vem acontecendo por água, ar e terra. Muitas cidades já foram tomadas e diversos habitantes deixaram suas casas para encontrar um lugar seguro. De acordo com a embaixada do Brasil, cerca de 500 brasileiros vivem na Ucrânia e alguns deles estão tendo dificuldades de deixar o país.

Algumas Vaquinhas Online estão sendo criadas por amigos e familiares para ajudá-los, seja voltando ao Brasil ou tendo a chance de ir para outro país mais seguro. Clique aqui para doar e ajudar esses brasileiros em meio ao caos!

(Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal)

Todos os direitos reservados. 2022