Escrito por: Alex Torrealba
Amor aos animais: vaquinhas online que deram certo no Vakinha
Quem tem ou já teve um animal de estimação sabe dos benefícios que eles são capazes de nos proporcionar. Por conta disso, há muitas pessoas que fazem a diferença na vida de animais em situação de abandono, maus-tratos ou até mesmo com doenças.

Quem tem ou já teve um animal de estimação sabe dos benefícios que eles são capazes de nos proporcionar. Por conta disso, há muitas pessoas que fazem a diferença na vida de animais em situação de abandono, maus-tratos ou até mesmo com doenças.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que há cerca de 30 milhões de animais abandonados no Brasil. Além do abandono, os bichinhos sofrem com maus-tratos e para combater isso é necessário improvisar, uma vez que o Brasil não tem muitas leis efetivas contra esses problemas. Em setembro de 2020, foi sancionada a Lei nº 14.064, a qual substitui a Lei nº 9.605, e decreta que quem cometer maus-tratos em cães e gatos terá pena aumentada, podendo ser preso de 2 a 5 anos, além de multa e proibição de guarda.

Durante a pandemia da COVID-19 ocorreu um movimento ainda maior de abandono de animais domésticos por dois motivos: algumas pessoas acreditaram que os pets seriam transmissores do coronavírus ou por conta da instabilidade financeira das famílias. Entretanto, a pandemia também fez com que mais pessoas quisessem adotar um animal de estimação para evitar a solidão do isolamento social recomendado.

Mesmo em meio a todo o caos causado pela COVID-19, as pessoas não deixaram de ajudar os animais que precisavam, e algumas campanhas do Vakinha conseguiram ter sucesso para realizar seus objetivos.

Vakinha da Lola

Além do abandono e dos maus-tratos, os animais também sofrem com doenças e muitas delas requerem um cuidado maior e até mesmo um custo elevado para o tratamento. A gata Lola foi diagnosticada com peritonite infecciosa felina (PIF), também conhecida como coronavírus felino, e essa enfermidade ocorre em uma porção bem pequena em gatos adultos e filhotes. Contudo, quando ela aparece pode ser fatal, uma vez que se transforma e invade os órgãos causando uma guerra de anticorpos dentro deles, deixando os animais bem debilitados.
 

A Beatriz, dona da Lola, estava com pouca esperança até descobrir um tratamento que dá 80% de chance de cura da doença. Contudo, a medicação era importada e com um valor bastante alto por ainda não ser regularizada no Brasil. Para conseguir comprar o tratamento, Beatriz criou uma campanha no Vakinha, mesmo acreditando que fosse impossível arrecadar os R$ 25 mil necessários em meio à pandemia da COVID-19. A solidariedade se mostrou presente nessa história e a meta foi ultrapassada com o apoio de mais de mil doadores. A Lola conseguiu receber o tratamento e atualmente se recupera bem e segue dando alegrias para a sua dona Beatriz.

Vakinha do Lip

O Lip foi o cachorro que deu a cara para representar os mais de 20 cães e gatos que vivem com ele sob os cuidados da Gisela, que é protetora animal há mais de uma década. Ela perdeu o emprego em meio à pandemia, viu sua vida mudar drasticamente, mas precisava manter cuidando dos seus pets. Em busca de um lugar melhor para seus animais viverem, Gisela se mudou para um local mais tranquilo e próximo de outros protetores e veterinários na vizinhança. Contudo, o novo lar dos pets precisava de uma reforma e construção de canis e gatis.

Para arrecadar o dinheiro necessário para as obras, a protetora criou uma campanha no Vakinha e contou com o apoio de mais de 200 pessoas para alcançar a meta estabelecida de R$ 18 mil. O medo de Gisela antes da vaquinha online era de ter que abandonar seus animais, porque não teria condições de cuidar deles e nem mesmo de se manter sem emprego. A solidariedade venceu novamente para que o Lip e seus companheiros pudessem seguir sendo cuidados e tendo a vida digna que merecem.

Junte-se ao Vakinha para fazer a diferença

Você também pode ajudar animais que sofrem maus-tratos, são abandonados ou com o tratamento de doenças. O Vakinha tem o Clube Animais, criado para unir quem quer ajudar com quem precisa de solidariedade. Acesse o link para se tornar membro do clube e fazer a diferença na história de mais crianças.

Vamos Juntos? Compartilhe esse post para que mais pessoas possam fazer o bem com você. Afinal, todo sonho pode começar aqui!  💚🐮 

E se você está precisando de ajuda ou conhece alguém que precisa: Crie uma Vaquinha Online agora mesmo.

© 2024 - Todos direitos reservados