13 Dicas para Arrecadar Mais com sua Vaquinha
Existem infinitas formas de você conseguir mais doações na sua vaquinha. Hoje, em comemoração aos 13 anos de criação da sua plataforma de arrecadação favorita, vamos falar sobre 13 maneiras de fazer isso! Fique até o final e já tenha em mente como adaptar essas dicas à realidade da sua campanha no Vakinha.

Existem infinitas formas de você conseguir mais doações na sua vaquinha. Hoje, em comemoração aos 13 anos de criação da sua plataforma de arrecadação favorita, vamos falar sobre 13 maneiras de fazer isso! Fique até o final e já tenha em mente como adaptar essas dicas à realidade da sua campanha no Vakinha. 

Você sabia?

Utilizar uma plataforma de crowdfunding para arrecadar dinheiro é uma das formas mais interessantes de mobilizar as pessoas pela internet. Mesmo assim, criar uma vaquinha online de sucesso pode não ser tão fácil. É preciso muita dedicação e planejamento para conseguir alcançar as pessoas certas e, finalmente, alcançar seu objetivo.

No ar desde 2009, o Vakinha já foi palco de uma série de cases de sucesso muito inspiradores. Por ser a plataforma de financiamento coletivo que trabalha com as menores taxas do mercado, o Vakinha já atraiu uma enorme diversidade de campanhas, desde campanhas para financiar entidades filantrópicas, até casamentos, formaturas, presentes de aniversário, animais em situação de perigo e uma série de outros projetos que envolvem a solidariedade entre pessoas. 

Muitas dessas campanhas conseguiram mobilizar milhares de doações, ultrapassaram suas metas ou arrecadaram valores incríveis em um pequeno espaço de tempo. Normalmente, essas vaquinhas de sucesso utilizam uma série de práticas em comum. Por isso, foi olhando para elas, que reunimos 13 dicas essenciais para quem deseja fazer uma campanha bater a meta. Vale a pena tentar aplicá-las!

Dica #1 – Faça um Calendário de Ações

Essa dica é tão importante, que sempre aparece entre as dicas para fazer uma vaquinha de sucesso. Planejar a sua campanha é sempre fundamental se você quiser atingir o maior número de pessoas e otimizar ao máximo os recursos que você tem, como tempo e energia. Por isso planejar a sua campanha antes, durante e depois pode fazer toda a diferença.

Você pode começar por um pré-lançamento da campanha, começando a mobilizar as pessoas e introduzindo o assunto. Depois, tenha em mente o período de lançamento, as ações no decorrer da arrecadação e, por fim, o pós-campanha, quando você mostrará para seus doadores os resultados. 

Durante todo processo, definir de quais formas você irá divulgar e por quanto tempo é essencial. Além disso, você pode criar uma lista de tarefas diárias, ou para cada período da campanha, e marcar sempre que cumprir algum dos objetivos estabelecidos no seu plano. O Vakinha tem uma série de recursos que podem te ajudar nisso. 

Dica #2 – Utilize redes como Facebook, Instagram e Twitter

As redes sociais serão suas maiores aliadas para mobilizar as pessoas pela internet. Por isso, invista um tempo! Você pode começar gravando vídeos ou escrevendo algo para a sua comunidade ficar por dentro da sua campanha. Explore todas as ferramentas dessas plataformas digitais. 

No Facebook, divulgue em grupos e páginas, contate as pessoas individualmente pelo messenger, deixe sua vaquinha visível no seu perfil (como na foto de capa e na biografia, por exemplo). As possibilidades são diversas e tem mais dicas nesse vídeo

O Instagram também tem se mostrado uma excelente ferramenta para divulgar a sua vaquinha. A campanha do Joaquim, que é a maior arrecadação no Brasil, teve a ferramenta do Instagram como a principal fonte de divulgação e foi um grande sucesso! Por lá, você pode divulgar para perfis influentes, usar os stories, utilizar o Vakinha Bio e muito mais. Tem mais dicas nesse vídeo que nossa equipe preparou. 

Já no Twitter, é possível alcançar pessoas nos assuntos mais comentados do momento pela aba Explorar, e criar uma página exclusiva para a sua campanha. Mobilize amigos para fazer pessoas influentes notarem a sua história e consiga ainda mais doadores. Nesse vídeo, você poderá conferir mais dicas. 

Dica #3 – Mobilize familiares e amigos para ajudar

Não espere que apenas jogando o link da sua vaquinha no Facebook bastará para as pessoas doarem. Será preciso convencê-los e a melhor forma de fazer isso é conversar com cada uma delas.

Antes de lançar a campanha, pense: quem são as pessoas que certamente irão lhe ajudar? Provavelmente serão familiares e amigos próximos, certo? Convença-os da importância deles se engajarem na sua campanha. Eles trarão credibilidade para sua vaquinha e poderão te ajudar a pensar em mais ideias para fazer a sua campanha alcançar ainda mais doadores. 

Entre em contato com essas pessoas, conte sobre os seus objetivos e peça para que elas doem logo no primeiro dia. E, se possível, peça uma ajudinha para divulgar a campanha nas redes sociais. Esse artigo pode te ajudar a ter sucesso mobilizando pessoas na sua vaquinha. 

Dica #4 – Celebre o lançamento e as conquistas da sua campanha

Essa dica é tão simples, mas muitas pessoas esquecem como ela é importante. No dia do lançamento da sua campanha, vale a pena fazer uma postagem nas redes sociais (Facebook, Whatsapp, Instagram, Twitter, etc.) comemorando o lançamento da vaquinha. Após fazer a postagem, vá nos comentários e comece a marcar todas as pessoas que você acredita que irão colaborar com você. Interaja com seus amigos, envie o material para pessoas na sua lista de contatos no Whats App e faça barulho! Chamar a atenção para a sua causa, logo no início da campanha, pode fazer toda a diferença. 

Isso serve não apenas para avisar seus amigos e familiares, mas também para marcar esse importante momento. Comemorar o lançamento mostra como você está empolgado com a campanha e pode ajudar no engajamento de pessoas que não são tão próximas a você. 

Ao longo da campanha, não esqueça de continuar comemorando as pequenas vitórias. Quando atingir 25% da meta, ou 50%, ou quando o valor arrecadado já for suficiente para realizar parte do objetivo da sua vaquinha, comunique à sua comunidade! Isso ajudará a manter um grupo envolvido na sua causa e pode até levar pessoas a doarem novamente. 

Na aba “Novidades” na página da sua campanha no Vakinha, você poderá baixar um card para ajudar nessa etapa. Sempre que você alcançar uma porcentagem da meta, 25%, 50% 75% ou 100% nós comunicamos aos seus doadores por você, mas com sua ajuda essa notícia pode chegar em ainda mais lugares. 

Dica #5 – Faça pedidos pessoalmente

Fazer pedidos pessoalmente faz toda a diferença. Você irá causar muito mais impacto e gerar maior comprometimento na pessoa. Então use e abuse do telefone, do Whatsapp, do Messenger e outros para conversar com seus amigos e familiares.

No Facebook, vale a pena marcar aquele amigo em uma postagem, e escrever uma mensagem especial para ele. Algo como “Fulano, espero poder contar contigo” ou “Fulano, achei essa campanha a tua cara”.

Você também pode imprimir uma Imagem de Compartilhamento (no menu da sua Vaquinha) e imprimir para fixar em lugares que você frequenta como um comércio local, academias, igrejas, condomínios e ambientes de trabalho. Afinal, a sua campanha é digital mas o offline tem um grande potencial na hora de te ajudar a conseguir mais doações. Nada é como o bom e velho “boca a boca”, não esqueça disso!

Dica #6 – Empenhe-se em conseguir as primeiras contribuições

Pode parecer engraçado mas o mais difícil é receber a primeira contribuição, por isso os amigos e parentes próximos devem ser impactados de forma pessoal para quebrar esta barreira psicológica. Recebendo as primeiras contribuições, sua vaquinha alcançará as metas de forma mais fácil. Fazer a “barrinha de progresso” andar é fundamental para engajar as outras pessoas.

Além disso, quando você alcança 3 contribuições sua campanha ganha ainda mais visibilidade na plataforma do Vakinha. Isso porque, se diferencia daquelas que ainda não conseguiram sair do zero. Veja nesse artigo sobre a importância desse ponto de partida para o sucesso da sua vaquinha. 

Dica #7 – Ajude quem tem dificuldade em fazer os pagamentos

Já pensou que, você mesmo, pode gerar alguns boletos e enviar para algumas pessoas? Essa é uma estratégia bem legal e que geralmente traz resultados muito interessantes. Acesse a sua vaquinha e gere, com seus dados, alguns boletos bancários no valor de 25 ou 50 reais. E envie-os para pessoas que você sabe que irão ajudá-lo, mas que dificilmente conseguirão fazer isso doando pelo site. 

Esta técnica funciona bem para pessoas mais velhas ou que tenham dificuldade em efetuar pagamentos na internet. É importante deixar claro para eles que receber as doações por uma conta bancária não fará com que sua vaquinha seja afetada e, com isso, você perderá todos os efeitos que isso poderia gerar. Além do fato de perder os benefícios de transparência e segurança que você ganha ao arrecadar exclusivamente pelo Vakinha. 

Dica #8 – Invista na divulgação da sua campanha no início do mês

O motivo dessa dica é óbvio, mas geralmente ignorado: no início do mês as pessoas recebem seus salários e, em razão disto, estão mais propícias a doar. Por isso, seu calendário de ações precisa sempre prever um período forte de campanha, no início de cada mês.

Se você teve pessoas que não doaram em algum momento porque estavam sem dinheiro e aguardaram o início do próximo mês para doar, aproveite esses períodos para reforçar a mensagem de que você precisa de ajuda para não perder nenhuma intenção de doação.  

Dica #9 – Atualize a sua campanha frequentemente

Manter as pessoas informadas do andamento da sua campanha é bem importante e há diversas maneiras de fazer isso. Note que existem dois públicos de interesse para essas mensagens: quem doou e quem não doou. 

A mensagem para quem já doou precisa ser com o objetivo de deixá-los a par de que o dinheiro deles foi muito importante e contribuiu para a evolução da arrecadação. Aqui, vale a pena você utilizar aquela dica de comemorar as pequenas conquistas e informar o que já pode ser realizado com o valor arrecadado, mesmo antes de bater a meta. Essa estratégia já gerou o interessante fenômeno de levar as pessoas que já se identificaram com a sua causa a doar novamente.

Para quem não doou, a mensagem precisa ser focada em demonstrar que a campanha está correndo e que diversas pessoas estão participando, mas que ainda falta ajuda para atingir seu objetivo. Isso fará eles se sentirem na obrigação de participar, pois fazer parte de um movimento tem um efeito psicológico bem forte. Lembre-se de entregar um sentimento de urgência nessa hora, para que as pessoas se mobilizem de imediato para doar. 

Dica #10 – Invista na apresentação da sua Vaquinha

Para a sua campanha se diferenciar das demais na plataforma e ganhar mais credibilidade é essencial investir na apresentação, que são formadas pelos itens de foto, título, vídeo e descrição. Esses elementos são as primeiras coisas com as quais as pessoas se deparam ao conhecer a sua vaquinha. Por isso, eles podem ser um dos itens mais importantes para auxiliar na decisão de doar. 

Nesse artigo, nós contamos em mais detalhes como você pode caprichar na apresentação da sua campanha para conseguir mais doações. Além de informações da campanha, não deixe de incluir suas redes sociais e outras formas de os doadores em potencial acompanharem a sua causa para além do Vakinha. 

Explore, ao máximo, os recursos que a plataforma oferece e vá além do óbvio. Coloque um vídeo, inclua fotos na descrição, fale sobre o orçamento da campanha, coloque links, invista na foto, utilize um título criativo e interaja com seus doadores na aba “mensagens” sempre que possível. 

Dica #11 – Faça uma contagem regressiva

Sua campanha está na reta final? Então comemore! O maior número de doações acontecem no início e no fim das campanhas. A reta final é um momento importante e você precisa se organizar para explorar ao máximo isso.

Faltando uma semana para acabar sua arrecadação, comece a fazer postagens diárias contando os dias de forma regressiva (“faltam 7 dias”, etc.). Esse sentimento de urgência ajuda muito a mobilizar e deixar as pessoas com vontade de ajudar, pois elas sabem que é agora ou nunca.

Relembre aos seus contatos, que já sabem sobre a sua campanha, que esta fase chegou. Você pode até fazer uma lista de transmissão no Whats App para isso. Assim, além das suas redes sociais, você engaja pessoas do seu ciclo para continuar lhe ajudando nessa missão. 

Dica #12 – Influenciadores digitais e Posts patrocinados

Conseguir pessoas que tenham influência na internet pode ajudar muito. Esses perfir de influência costumam fazer toda a diferença na divulgação de quem consegue chamar a atenção deles, mas não é uma tarefa nada fácil! O importante é, antes de sair correndo para falar com eles, garantir que a sua vaquinha já possua algumas doações e, assim, passe credibilidade (viu como sua família e seus amigos são importantes?)

Nessa hora, chame sua rede de apoio para ajudar a falar com o perfil de influência. Vocês podem combinar de fazer muitos comentários em uma publicação, ou reagir a um conteúdo específico para conseguir chamar a atenção que precisam. 

Outra estratégia que pode funcionar é investir em posts patrocinados. Você não precisa colocar muito dinheiro nisso, mas quantias pequenas como 20 ou 30 reais já podem te ajudar a alcançar mais pessoas nas suas publicações. Faça um teste e veja se funciona! Então invista mais se notar que tem resultados. Uma outra ideia é até incluir um valor para este tipo de ação no orçamento da sua campanha.

Dica #13 – Não desista!

Não é porque sua vaquinha não decolou logo de cara que você deve desistir. Não é porque alguém lhe negou ajuda que você não deve insistir. Nossos dados mostram que as grandes arrecadações do site não atingem o seu volume máximo de arrecadação no primeiro mês.

Em uma das maiores campanhas de crowdfunding no Brasil, a “Ame Joaquim”, nos primeiros três meses a família arrecadou apenas 22 mil reais, bem distante da meta pretendida de 3 milhões. Porém, não desistiram e aplicaram uma série das regras presentes aqui neste artigo. Após conseguirem apoio de influenciadores, da mídia e realizarem uma ação coordenada pelas redes sociais, conseguiram arrecadar 1.400.000 reais em apenas duas semanas! Um recorde incrível e uma lição que fica para todos nós: não desistir!

Agora que você já leu todas as nossas dicas, clique aqui e coloque-as em prática! O seu sucesso é a nossa meta!

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