
A comemoração da Semana do Folclore no Memorial Serra da Mesa, acontece há mais de uma década em Uruaçu-GO, a 282 quilômetros de Goiânia, Capital do Estado.
Uma festa única, num local mágico que recebe Povos Indígenas de diversas Etnias, Quilombolas, Ciganos e povos nativos da região como raizeiros, foliões, cantadores, fiandeiras, benzedeiras...
Uma festa para todos as idades que objetiva salvaguardar a História da região, impactada pela construção do Lago de Serra da Mesa; promover a Educação Ambiental; incentivar a pesquisa e valorizar e difundir saberes tradicionais tão valiosos que estão sendo esquecidos pelo passar dos tempos.
Só quem já vivenciou para relatar a riqueza do evento e as emoções durante cinco dias mágicos, que em 2019, serão de 10 a 15 de setembro.
A festa começa bem cedo com o som dos assobios e músicas indígenas já no café da manhã. Além de apresentações de povos indígenas de diversas etnias, o público presente ainda pode conhecer seus artesanatos, assim como de povos quilombolas, conhecer um pouco da cultura Cigana, saborear alimentos feitos com os frutos do Cerrado, ver a apresentação de foliões de diversas cidades vizinhas, cantadores, ver as fiandeiras fiando em suas rodas de fuso e ainda, fazer uma viagem histórica conhecendo réplica de um arraial com igrejinha, quilombo, casa do boticário (farmacinha), delegacia, entre outros, todos equipados com objetos da época. O visitante ainda pode conhecer o Museu do Memorial que retrata a História da humanidade com réplicas e fósseis desde a pré-história aos tempos de hoje.
Podemos dizer que o evento é praticamente gratuito, uma vez que a pequena taxa simbólica arrecada na portaria (R$ 5,00 = cinco reais por pessoa) ainda dá direito a comer tapioca quentinha feita na hora à vontade, tomar um cafezinho e um caldo de cana.
Agende a visita da sua escola, universidade ou grupo turístico.
A XI Semana do Memorial Serra da Mesa conta com o esforço de voluntários para a sua realização e com a sua doação. Contribua, divulgue! Seja um co-realizador deste evento tão importante para a preservação e valorização dos Saberes Tradicionais.
Mais informações: (62)98130-1136