

Desde o início dos anos 2000 as corridas de rua têm ganhado bastante espaço no cenário esportivo nacional e isso não foi diferente em Belo Horizonte.
São 1200 atletas em média por edição e um universo de 10.000 corredores participando de provas na cidade.
Com o número de participantes cada vez maior e os valores das inscrições cada vez mais altos, as provas foram aos poucos perdendo o caráter lúdico da corrida: espontaneidade, gratuidade e lazer.
No início, as corridas eram realizadas em percursos variados, espalhados em vários pontos da cidade, garantindo uma experiência nova a cada edição.
Porém, o crescimento do público foi tão grande que os problemas começaram a surgir.
Desviar o trânsito durante horas, fechando ruas e avenidas principais da cidade causou um caos nos fins de semana e desde então os organizadores e prefeitura tomaram a decisão de concentrar todas as provas na região da Pampulha.
Contudo, as corridas perderam o elemento surpresa, o charme e desafio dos percursos variados e a experiência única que proporcionavam foi substituída pela monotonia do relevo plano da Pampulha.
É nesse cenário que surgiu a ideia de criarmos uma manifestação expontânea e diferente das corridas que vem sendo realizadas, fundamentadas nas seguintes diretrizes:
Mas o que é uma corrida treino afinal?
A corrida-treino é um encontro de corredores numa espécie de prova não oficial, sem classificação, nem premiação. O objetivo é estimular o resgate do lado lúdico, gratuito e espontâneo da corrida, em nome da melhoria da saúde e do bem estar.
Para fazer um evento democrático, estabelecemos que a estrutura necessária para a corrida fosse determinada por pesquisa via internet junto aos participantes de edições anteriores.
Como assim? Já aconteceu ? Quando foi?
Sim, o idealizador do projeto, o professor Rodrigo Maciel, realizou 9 edições da Volta da Contorno, através da NBK RUN Assessoria, sendo oito em 2015 e uma em janeiro de 2016.
Contando com o apoio do Quick Natural e do Néctar da Serra, foi possível hidratar todos os cerca de 1000 atletas que participaram até agora.
Os demais custos como pessoal de apoio para entregar a água aos corredores, fotógrafo profissional para registrar a presença de todos, carro de apoio, criação e produção de peças publicitárias, gestão das redes sociais entre outros foram cobertos sem ajuda financeira, no intuito de dar o primeiro passo para que o evento pegasse público. E funcionou! Na ultima edição do dia 24 de janeiro contamos com a presença de 220 corredores!
Como o público vem crescendo e com ele os custos, pensamos na ideia de fazer uma vaquinha para dar continuidade a essa corrida gratuita.
Os apoiadores que se identificarem com o projeto fazem colaborações espontâneas de acordo com seu interesse, até o projeto atingir a meta financeira.
O projeto fica disponível na internet durante um determinado período, no qual a meta financeira deverá ser atingida.
O primeiro passo para a nossa vaquinha foi perguntar aos 1000 atletas cadastrados, mais os que acessaram nossa página no Facebook, quais seriam os itens fundamentais numa corrida treino. Disponibilizamos um questionário e obtivemos uma resposta satisfatória, da ordem de 250 pessoas.

A partir dos resultados obtidos nesta pesquisa, separamos os itens de acordo com o critério de usufruto: geral, individual e viabilidade técnica.
Usufruto geral seriam os itens que todos os inscritos na corrida terão acesso, são eles: hidratação, carro de apoio, lanche pós treino, guarda volume e fotógrafo.
De usufruto individual consideramos as camisas e medalhas.
Em seguida fizemos vários orçamentos para cada um dos itens e estabelecemos níveis de prioridade, considerando a segurança como principal parâmetro, seguida do conforto e por fim a viabilidade técnica e financeira.
Apenas o item guarda volume não será atendido, em função da necessidade de montar uma estrutura física segura para guardar os pertences dos corredores, o que encareceria muito o projeto.
O formato final ficou da seguinte maneira:
Carro batedor, hidratação, fotógrafo e lanche pós-treino.
O resultado gerou cinco metas de vaquinha, cada uma com capacidade de público diferente, começando com 200 pessoas, aumentando de 50 em 50 até atingir 500 corredores.
A hidratação continuará sendo oferecida pelo nosso parceiro Quick Natural/Nectar da Serra, como forma de apoio ao treino.
Já os itens carro de apoio, pessoal de apoio, lanche pós treino e fotógrafo serão meta da nossa vaquinha e estarão disponíveis no dia do evento para todos que fizerem sua inscrição, gratuita!

A princípio será necessário atingir a meta de R$ 2000,00 para uma corrida com 300 pessoas, com lanche pós treino, hidratação, carro de apoio e fotógrafo. O dinheiro que for arrecadado além desse valor será utilizado para incrementar o lanche.
Vamos juntos dar continuidade a este projeto, com mais estrutura e oportunidades de explorar novos percursos da cidade de forma gratuita, inovadora e excitante!


Faça sua inscrição gratuita:
Visite a página oficial da Volta da Contorno: