
A necessidade de romper o isolamento imposto pela rotina da vida urbana, possibilitou visualizar os frutos da construção de parcerias. Esse processo vem florescendo e demonstrando sua efetividade na elevação da qualidade de vida da equipe de trabalho e das pessoas que usufruem dos serviços oferecidos na Vivenda Viva. No entanto, a disponibilidade de espaço físico constitui uma barreira à materialização desse sonho em expansão. Por isso estamos mudando de endereço!
O primeiro passo foi encontrar um lugar. Já direcionamos nossa energia para cumprir esse passo e uma terra maravilhosa nos escolheu para realizarmos nosso trabalho lá. Com mais espaço disponível, a Vivenda Viva pode unir-se à Naturalis, que cultiva e promove alimentos orgânicos na cidade e transferirá seu trabalho para esse espaço compartilhado. Além disso, parceiros e parceiras da arte da cerâmica, defesa pessoal, construção ecológica com bambu, alimentação vegana e permacultura se unem nesse momento para multiplicar seu trabalho no mesmo tempo e espaço.
Os sonhos são muitos e o horizonte que visualizamos é muito mais amplo do que a oferta de serviços, são propostas que mudam a vida e ampliam a visão. Nossa âncora é a perspectiva da equidade e da viabilidade econômica, o que gera atividades rentáveis para todas e todos e envolve um público composto por uma parcela de contribuintes e de participantes gratuitos, por meio de vagas sociais ofertadas nas atividades do espaço e projetos gratuitos.
A estrutura física está construída, mas demanda uma série de adequações, reformas e melhorias. Uma parte dessas ações, consiste na adequação do imóvel para acesso de pessoas com deficiência, como rampas e banheiro. Uma segunda parcela, envolve a melhoria da estrutura para escoamento de água da chuva, adequação da cozinha às normas da vigilância sanitária e conserto de estruturas como batentes de porta e forro de dois cômodos. E a terceira parcela será a abertura de um poço artesiano para abastecer o cultivo de alimentos orgânicos. Essas demandas serão cumpridas por meio do trabalho equipe de construção que será contratada para tais fins e de arquitetas/os parceiras/os.
Para as demais reformas, como a construção de paredes, utilizaremos técnicas de bioconstrução, como a taipa de mão, que consiste na edificação de paredes com estrutura de bambu e preenchimento de barro. A técnica de telhado verde, para o plantio de plantas medicinais sobre a cobertura de um cômodo. E espaços de descanso no jardim com cobertura de bambu. Esse conjunto de atividades é fundamental para a vivência da práxis da permacultura, pois propõem um envolvimento de parceiras/os e apoiadoras/es na execução, por meio de cursos e mutirões, na solidariedade coletiva e proporcionando aprendizado teórico prático por meio da troca direta de trabalho e ensino.
Você também pode contribuir com o nosso projeto, entrando em contato conosco para participar dessas atividades. Dessa forma, oferecemos uma pequena amostra da amplitude de horizontes que está por vir na nova Vivenda Viva. Mesmo que você não more em Maringá, estamos abertas/os para hospedar voluntárias/os de outras cidades, pois dispomos de espaço para hospedagem.
Se você já conhece o nosso trabalho ou é aluna/o da Vivenda, pedimos sua contribuição na divulgação deste tão importante momento, contando para suas/seus amigas/os e familiares como a sua experiência conosco vem contribuindo na sua vida, fazendo uma doação e/ou participando das atividades.
Seja e contribua com a mudança que você deseja ver no mundo!