
VIVÊNCIA ENTRE VERSOS & COCOS
Mestre Ulisses é mestre de capoeira,músico percussionista, rabequeiro, compositor, cantador e mestre de Coco de Roda do grupo “Coco de Seu Mané”.Criou o Espaço Cultural Lua de Jorge em Cidade Tabajara, Olinda (PE), onde há muitos anos desenvolve um trabalho sociocultural, focado em jovens e crianças,ensinando capoeira, música, percussão e outras atividades. É um agente cultural local, regional, como também nacional que carrega a cultura popular de tradição, estando desde sua infância em contato com os saberes do Coco de Roda, a Capoeira, o Cavalo Marinho, Ciranda, etc.
Proposta:
A Vivência de Coco de Roda de nome Entre Versos & Cocos é ministrada pelo Mestre Ulisses do Coco de Seu Mané. Seu intuito é levar às pessoas que possuem interesse, terem mais contato com o Coco de Roda, em específico o Coco Voltado.
Nessa Vivência, o Mestre Ulisses virá para Belo Horizonte e irá passar, em formato de oficinas, pelos seguimentos da embolada, improviso, rima e verso. Bem como na prática, entendendo a métrica do Coco Voltado e Rojão, além da prática com os instrumentos que compõe o grupo do Coco de Seu Mané, como bombo, pandeiro, ganzá.
O Mestre ensinará as claves (bases) do Coco em cada um dos instrumentos, onde todos terão a chance de poder tocar, ao final, é feita uma dinâmica em roda com todos tocando juntos até o Mestre finalizar.
Objetivos:
a) Despertar o interesse para o estudo do ritmo, como também, o estudo da métrica do Coco
b) Proporcionar aos/as participantes uma experiência completa dos fazeres do Coco de Roda
c) Salvaguardar os saberes carregados do Mestre Ulisses, difundindo as bases e especificidades do estilo de Coco praticado pelo mesmo.
d) Proporcionar o acesso aos saberes, fazeres e tradições do gênero popular Coco de Roda, garantindo que a identidade original do brinquedo seja mantida.
Trabalho Social (Contraproposta):
Na Cidade Tabajara em Olinda – PE, Mestre Ulisses desempenha um trabalho social recorrendo a Capoeira como também o Coco de Roda, que são suas ferramentas culturais de luta e resistência.
Esse trabalho é voltado para sua comunidade, tendo o foco as crianças. Trabalho esse totalmente voluntário e social, visando contribuir para um futuro com mais perspectiva para esses jovens, como também, um modo de salvaguardar sua história dentro da cultura; passando seus saberes e ciências.
Sendo assim, um dos objetivos da Vivência, é fazer com que de modo itinerante esse trabalho social se expanda.
A Vivência tem viajado estados e cidades, cada colaboração de um aluno pagante, ajuda a manter o trabalho social e voluntário do Mestre Ulisses, na cidade e ou estado em questão.
Portanto, além da Vivência com os alunos pagos, haverá em um outro momento esse trabalho voltado para as crianças da comunidade.
Organização
Kilombo Erês - Mensageiras dos Ventos
Coquistas de tia Toinha
Coco de Cipoada
Coco da Gente
Butukas de Erês
Centro Cultural de Capoeiragem Terreiro de Bambas