Solidariedade / Pessoas / Saúde / Caridade

Ajude João Vitor vencer a Hidrocefalia

ID da vaquinha: 569519
Ajude João Vitor vencer a Hidrocefalia
Tauan Ribeiro
Brasília / DF
11%
Arrecadado
R$ 2.261,48
de
Meta
R$ 20.000,00
Apoiadores
0
  • Sobre
  • Novidades
  • Quem ajudou


           "No interior do cérebro existem espaços chamados de ventrículos, que são cavidades naturais que se comunicam entre si e são preenchidas pelo líquido cefalorraquidiano (LCR) ou liquor, como também é conhecido. A hidrocefalia acontece quando a quantidade desse líquido aumenta dentro do crânio.

A hidrocefalia não tem uma cura definitiva mas pode ser controlada e tratada com cirurgia ou neuroendoscopia, dependendo da sua causa, que pode ser congênita ou devido a hemorragias ou tumores, por exemplo.

O tratamento para hidrocefalia geralmente é orientado pelo neurologista e deve ser feito o mais rapidamente possível, para evitar sequelas como atraso no desenvolvimento físico e mental, por exemplo."

 

            João Vitor, 16 anos, reside em Goiânia, é músico trompetista, estudante, jogador de futebol, sonhador, após sentir fortes dores na cabeça foi ao hospital e precisou fazer uma cirurgia às pressas que o deixou respirando por aparelhos e utilizando cadeira de rodas para se locomover.

            Ele passou por 3 neurologias e agora chega à fase de reabilitação. É necessário fisioterapia, terapia ocupacional, fono e outros tratamentos. Devido ao fato do tumor estar alojado no celebro, IV ventrículo, João perdeu o equilíbrio do corpo.

           

            "estou tendo que lidar com esse renascimento aos meus 16 anos.

Tudo fluia bem em minha vida, estava cursando o ensino médio e no meu segundo ano de musica onde participo da orquestra da CCB.

Fui diagnosticado com Hidrocefalia e um tumor na cabeça. Já fiz três neurocirurgias e também uma Traqueostomia e Gastrostomia.

Não tem sido fácil lutar à favor da minha vida, mas tenho fé que assim como a fênix, eu também consiguirei resnascer e prosseguir com o meu objetivo de vida.

Estou em reabilitação e preciso muito terminar o meu tratamento. Então a minha família criou esta página para arrecadar fundos para uma cirurgia que esta fora do meu alcance e também para manter o meu cuidado que esta sendo feito por outras pessoas (anjos)." - João Vitor

 


            ''Hidrocefalia + o tumor. Precisou colocar uma válvula na cabeça.'' - Juranildes, mãe do João Vitor.


                                                


             Essa campanha vai ajudar na adaptação de um quarto pra ele, aparelho respiratório, e todos os custos que seu tratamento envolva seja com medicação, fisioterapia e até no sustento da família já que muito da renda familiar já foi gasta até o presente momento. Além de tudo, ele sua mãe está desempregada e João precisa de uma cuidadora 24 horas por dia. Agradecemos ao padrasto que ajuda mãe a cuidar do João pois ela não está trabalhando para cuidar dele durante todo o dia.


            "Desde que ele internou nunca mais trabalhei e não consegui nenhum benefício do INSS. Mas Deus tem cuidado de nós nos mínimos detalhes. Agradeço ao padrasto, Manoel, que me ajuda a cuidar do João pois não estou trabalhando para cuidar dele durante todo o dia." - Juranildes, mãe do João Vitor.


                                        


                                           CURIOSIDADES


Diagnóstico de Hidrocefalia:

O diagnóstico de hidrocefalia geralmente é baseado em:


Questionário sobre sinais e sintomas.

Exame físico.

Exame neurológico, que inclui testes de força muscular, reflexo, sensibilidade ao tato, audição, coordenação, equilíbrio, humor, entre outros.

Exames de imagem do cérebro, como ultrassons, ressonância magnética e tomografia computadorizada.

Tratamento de Hidrocefalia

Os principais objetivos do tratamento para hidrocefalia são reduzir e prevenir danos cerebrais melhorando e corrigindo o fluxo de LCR.


           Cirurgias podem ser uma opção para realizar essa correção.


Cirurgia de derivação: que consiste na colocação de um pequeno tubo no cérebro com uma válvula que drena o líquido acumulado para outra área do corpo, como o abdômen ou coração, impedindo o seu refluxo e facilitando a sua absorção para a corrente sanguínea;

Neuroendoscopia: que consiste na introdução de um aparelho fino, através de um furo no crânio, para aliviar a pressão no cérebro e fazer circular o LCR;

Medicamentos: como Acetazolamida ou Furosemida para reduzir a produção do LCR;

​Cirurgia cerebral: para remoção de tumores, se estes forem a causa de hidrocefalia, ou de partes do cérebro que estejam a produzir LCR em excesso ou dificultando a drenagem.


Se não, um tubo flexível pode ser colocado no cérebro para redirecionar o fluxo de do liquor. Esse tubo, chamado de shunt, envia o LCR para outra parte do corpo, como para a área da barriga, onde ele pode ser absorvido.


           Outros tratamentos podem incluir:


Antibióticos em caso infecção

Um procedimento chamado terceiro ventriculostomia endoscópica (TVE), que alivia a pressão sem substituir o shunt

Remoção ou cauterização das partes do cérebro que produzem LCR

Além disso, o paciente precisará de check-ups regulares para certificar-se de que não há problemas adicionais. Regularmente, serão feitos exames para verificar o desenvolvimento da criança, por exemplo, e para saber se há problemas intelectuais, neurológicos ou físicos.


Enfermeiros visitantes, serviços sociais, grupos de apoio e órgãos locais podem fornecer apoio emocional e assistência à criança com hidrocefalia que tiver dano cerebral significativo."

 

----------------------

DOE DIRETAMENTE:

Joao Vitor Ribeiro Lima

CPF: 034.289.391-23

Caixa Econômica Federal:

Agência: 0013

Operação: 013

Conta Poupança: 00014524-9

 

----------------------

Essa campanha vai ajudar na adaptação de um quarto pra ele, aparelho respiratório, e todos os custos que seu tratamento envolva seja com medicação, fisioterapia e até no sustento da família já que muito da renda familiar já foi gasta até o presente momento. Além de tudo, sua mãe está desempregada e João precisa de uma cuidadora 24 horas por dia.

João Vitor não tem data definida para o término do tratamento.

 

            "Agradeço do fundo do meu coração o carinho de todos, pois essas boas energias nos fortalece e faz com que eu consiga me reerguer e continuar o meu caminho." - João Vitor

 

-----------------------

Contamos com sua doação, suas orações e divulgação desta vaquinha!

Caso você não saiba como doar, entre em contato com João.

           Contato:

            https://www.facebook.com/joaovitor.ribeirolima.1

           Deixe sua mensagem de apoio: jovribeiro50@gmail.com

 

Vakinha criada por @subaze.

AVISO LEGAL: O texto e as imagens incluídos nessa página são de única e exclusiva responsabilidade do criador da vaquinha e não representam a opinião ou endosso da plataforma Vakinha.
Elementos SVG

Curta e compartilhe nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados. 2020