Vaquinha / Outros / Dinheiro

Vaquinha Relâmpago - Desterro

ID da vaquinha: 16151
Vaquinha Relâmpago - Desterro
URL copiada!
53%
Arrecadado
R$ 1.315,00
de
Meta
R$ 2.500,00
Apoiadores
29
  • Sobre
  • Novidades
  • Quem ajudou
  • Mensagens

O projeto “Desterro – Investigação e Preservação da Memória”, iniciou em 2009, a partir da investigação e compartilhamento das memórias pessoais dos atores/criadores e suas relações com o entorno (a cidade e a família). A partir de reflexões acerca dessas memórias, esbarramos no grande mote comum a todos nós naquele momento, talvez pela semelhança de idades: o “desterrar-se”; o alçar voo; o desejo e a necessidade de sair do nosso lugar de origem e enfrentar todos os percalços que o trajeto do mundo lá fora apresenta a quem decide crescer.

Costurando este nosso universo à arte, demos às imagens embaçadas da lembrança certa organização e sentido, criando personagens que simbolizam, de certa forma, tudo isso, mas que ganharam vida própria e, assim, com recursos da Lei de Incentivo à Cultura da Cidade de Sorocaba (LINC), essa pesquisa resultou no espetáculo teatral “Desterro”, em cartaz na cidade de Sorocaba de fevereiro a julho de 2010.

No segundo semestre de 2010, o projeto foi contemplado pelo Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo (PROAC) para a circulação e difusão do espetáculo “Desterro”, realizando apresentações e oficinas, durante o ano de 2011, pelo interior do estado de São Paulo.

Por cada ponto da rota por onde o espetáculo circula, por meio da relação com os espaços e da vivência com a comunidade do entorno, o espetáculo é recriado e cada espaço é ressignificado. As cenas ganham novas formas e sentidos, ecoando pelas paredes e pelos cantos esquecidos, e o processo acumula novas cadeias de recordações.

Cinco anos depois, retomamos o germe inicial da pesquisa sob nova luz: A morte, a ausência, as nossas pequenas mortes diárias. Limpamos o olhar para nos rever e reinventar. É nesse processo que estamos agora. 

AVISO LEGAL: O texto e as imagens incluídos nessa página são de única e exclusiva responsabilidade do criador da vaquinha e não representam a opinião ou endosso da plataforma Vakinha.

Todos os direitos reservados. 2021