
Aqui quem escreve é o Libra...
Meu grande amigo, Bebeto Daroz, foi assaltado no último final de semana, por bandidos armados, quando voltava para casa, após um show que ele estava fazendo no Calabouço Bar (Rio de Janeiro). Os marginais levaram TODO o seu equipamento de guitarra (equipamento esse que é responsável por parte do “ganha pão” dele), além de dinheiro, cartão de banco, documentos e celular. Quando eu soube do ocorrido, fiquei completamente transtornado, pois sei o quanto ele rala na noite, tocando em diversos projetos (pessoais, covers ou de terceiros). Além de extremamente talentoso e de ser figura sempre presente no cenário do Rock carioca há mais de 20 anos, Bebeto é um dos caras mais parceiros que ja conheci. Sempre leal e dedicado, não só aos seus amigos, mas a todos os projetos em que se envolve.
É de partir o coração Imaginar ele sem uma guitarra. Pensei comigo: “nós amigos, parceiros de estrada e palcos, fãs, admiradores e parentes, temos que remediar essa injustiça”. Imediatamente me veio em mente a ideia de fazer uma “vaquinha” (ou em termos mais modernos e sofisticados, crowdfunding).
O dinheiro arrecadado será usado para comprar, pelo menos, uma guitarra e um simulador de amplificador/multi-efeito para que assim ele possa voltar, o mais rápido possível, a fazer aquilo que ama e a nos presentear com seu talento. Nada vai substituir o valor sentimental da guitarra que ele perdeu e que foi sua fiel escudeira desde 1994, mas é vida que segue e temos que agradecer o fato dele ter saído ileso da situação. No final, espero que consigamos fazer com que isso tenha sido apenas um percalço e que como recompensa ele termine com um equipamento melhor do que o que ele tinha antes desse lamentável episódio. Ele merece.
Ajude e divulgue! Da minha parte, eu convoco TODOS aqueles que acompanharam minha carreira a ajudar com a quantia que for. Bebeto foi meu guitarrista em todos os shows do Libra, nos video clipes e em todas as aparições na TV. Vestiu a camisa e investiu seu tempo, sem nenhuma garantia. Criar esse crowdfunding é o mínimo que posso fazer.
Para dar o pontapé inicial vou doar $500 dólares e além da minha doação, me prontifiquei a comprar tudo aqui em Los Angeles (ao invés de no Brasil, onde instrumentos custam mais do dobro), e mandar por uma pessoa que vai ao Brasil no final de janeiro.
Aplaudir, mandar mensagem dizendo que curte o trabalho dele, ir no show... tudo isso é do caralho... Mas agora é a hora de demonstrar com ações o respeito e a admiração que temos pelo Bebeto. Tenho certeza de que ele faria o mesmo por mim e por muitos outros!
Inicialmente eu criei um “fundraise” no Facebook, mas me arrependi amargamente pois descobri (tarde demais) que é uma plataforma cheia de falhas e restrições e por conta disso a grande maioria que tentou, não conseguiu doar.
A meta é arrecadar (entre o Facebook e o Vakinha) um valor entre $2.500 e $4.000 e com isso comprar:
-uma guitarra Gibson Les Paul (Traditional ou Standard), usada ou nova (dependendo do total arrecadado).
-um simulador de amplificador/multi-efeito, novo ou usado (dependendo do total arrecadado).
-acessórios necessários (cabos, encordoamentos, correia, cases, etc).
-além de pagar as despesas de envio e impostos.
Caso as doações excedam a meta máxima, o restante será doado para uma instituição que trabalhe com música para crianças e adolescentes menos favorecidos no Rio de Janeiro (se alguém puder me recomendar alguma, vai me ajudar muito).
CONTO COM VOCÊS!!!