
A Filarmônica Maestro Romildo Batista dos Santos, um projeto de cunho sociocultural, segundo o historiador e professor Dr. Claudio Galvão, foi iniciado no município de Santana do Matos/RN há mais de um século. Nessa trajetória teve como alguns de seus maestros/regentes célebres músicos norte-rio-grandenses e de outros estados brasileiros que vieram residir nesse município, a princípio, por convite de Aristófanes Fernandes, em parceria com o Pe. João Gambarra (de acordo com informações do escritor Câmara Cascudo em sua obra: “Notícias históricas de Santana do Matos/RN”). Exemplos de maestros famosos no RN e no Brasil que passaram por nossa Filarmônica, temos: Tonheca Dantas, Ovídio Monte Negro e Romildo Batista dos Santos, entre outros. Além de trabalhos prestados no âmbito da música, eles constituíram famílias nesta cidade.
Destacamos, com maior atenção, o maestro pernambucano Romildo Batista dos Santos, hoje homenageado pela filarmônica, passando a ser chamada: Filarmônica Maestro Romildo Batista dos Santos, popularmente conhecida como Filarmônica de Santana do Matos. A homenagem a esse maestro específico, in memoriam, deu-se por seu marco histórico, baseado no legado que deixou para esse grupo e município, tendo em vista que, além de maestro, exerceu também outras funções profissionais e civis em Santana do Matos/RN.
Ademais, nos últimos doze anos a Filarmônica Maestro Romildo Batista dos Santos foi regida pelo professor e maestro Canindé Sena, hoje, mestrando em Educação Musical na UFRN, Sob sua direção foram inúmeras as apresentações, concertos e participações dessa filarmônica no município de Santana do Matos/RN, bem como pelo estado do Rio Grande do Norte, e como seu marco profissional, destacamos a preocupação com um trabalho musical que seja também de inclusão e justiça social. Isso, de alguma forma, contribuiu para a ascensão de grupos similares em outros municípios da Região Central e do estado do RN. Atualmente, a banda é regida pelo Maestro Ricardo Gomes da Silveira, santanense, bacharelando em Música na UFRN, e conta com outros professores universitários e santanenses, que cursam respectivamente licenciatura e bacharelado em Música na UFRN.
A banda possui um CD titulado “Um amor que vai durar a vida inteira”, em resposta ao trabalho desenvolvido pelo Maestro Romildo Batista dos Santos, in memoriam. Essa instituição, desde sua fundação, funciona como escola de música e projeto social. Muitos dos profissionais de vários seguimentos da sociedade santanense de hoje já foram alunos e músicos nessa Filarmônica. Ultimamente, contamos com parte do quadro de componentes cursando Técnico, Bacharelado e Licenciatura em Música na UFRN. Além disso, como exemplo de trabalho profissionalizante e de desenvolvimento sociocultural, outros alunos estão atuando como docentes no Programa Mais Educação e como monitores de música junto a disciplina de Artes em escolas do município de Santana do Matos/RN, nas modalidades: Musicalização, Coral infantil, Flauta Doce e Fanfarra.
Ainda, alguns dos componentes da Filarmônica, já graduados em Música, atuam em bandas sinfônicas e orquestras sinfônicas fora do município de Santana do Matos/RN e do RN, inclusive com passagens em eventos e turnês nacionais e internacionais. Hoje, o projeto segue com praticamente a mesma quantidade de instrumentos que tinha no ano 2006, próximo a trinta e cinco, e necessita ser ampliado em virtude do aumento quantitativo de alunos que atende agora, cerca de cem alunos, que são distribuídos nas aulas de Flauta Doce, Teoria Musical e de instrumentos de sopro e percussão.
A perspectiva dessa vaquinha é que mais alunos ingressem na filarmonica e sejam insentivados a segueir os cursos técnicos e superiores de Música na UFRN e, além disso, a aquisição do bebeduro trará mais conforto a rotina deestudos na sede da filarmonica.