
Em 2016, o coreografo Everton Leonardo da Silva deu início ao grupo Soul Guetto. Desde então vem envolvendo suas pesquisas teóricas e empíricas a observação, a experiência dos envolvidos e produção de produtos culturais, usando a dança como ferramenta de ação.
A proposta do grupo Soul Guetto tem por objetivo principal desenvolver atividades que viabilizam oportunidades profissionais através da inserção de práticas culturais, desmitificando a visão da localidade do projeto, aprofundando-se em mudanças sócio culturais e políticas para jovens imersos em cotidianos de violência e invisibilidade, fatores muito decorrentes e presentes na região leste de Belo Horizonte, cenários que vem desencadeando evasão escolar e ocasionando a morte de vários jovens nessa região
Atualmente, o grupo atende mais de 70 pessoas, incluindo crianças, adolescentes e jovens por toda a cidade. Trazendo entretenimento e proporcionando novas experiências e oportunidades de transformação. No entanto, o grupo vem desenvolvendo sua sede, que esta localizada no bairro Taquaril, e por isso o Soul Guetto conta com sua ajuda para manter o espaço ativo, auxiliar na manutenção e infraestrutura, e prosseguir com os processos e trabalhos propostos ao longo do ano.