

Barney é um pinscher que sofre de uma doença chamada sialocele, ou seja, glândula salivar entupida. Há dois anos atrás ele foi acometido pela primeira vez na glândula esquerda, foi operado, porém, 1 ano depois a glândula direita também foi afetada acarretando dores, forte desconforto, dificuldades para se alimentar, beber água e bocejar. Barney hoje carrega uma bolsa embaixo do queixo que para o porte dele é muito grande e pesada, o que faz com que ele passe grande parte do tempo deitado.
A cirurgia para eliminar de uma vez esse mal, custa R$ 1000,00 e contamos com ajuda de amigos para concretizá-la.
Segue informações técnicas sobre essa doença:
SIALOCELE (MUCOCELE) EM CÃO E GATO
As glândulas salivares em cães e gatos podem causar desconforto ao paciente quando, seja por processos obstrutivos, neoplásicos ou inflamatórios, levam à coleção de saliva em regiões próximas da glândula afetada.
Existem glândulas salivares maiores e menores, que drenam saliva para dentro da boca. A saliva, por sua vez, possui funções de proteção da mucosa, manter a umidade bucal, facilitar a deglutição e digestão do alimento, além de ter um papel importante na defesa contra micro-organismos orais pela alta concentração de imunoglobulinas.
As glândulas salivares maiores são as comumente envolvidas em casos de mucocele (coleção de muco salivar). Dependendo da glândula afetada, a mucocele ocorrerá em diferentes regiões como região cervical (pelo envolvimento da glândula salivar mandibular), sublingual (mucocele sublingual), faringeana (porção rostral da glândula sublingual) ou abaixo do olho (glândula zigomática). O tratamento consiste, em geral, na retirada da glândula afetada.