Como ajudar
Descubra
Como funciona
VAI EDINHOOO!!! Paris-Brest-Paris 2019
Vaquinha / Outros / Dinheiro

VAI EDINHOOO!!! Paris-Brest-Paris 2019

ID: 628370
Conto com sua ajuda para a realização deste sonho. Muito obrigada por ajudar a valorizar esse talento! Você estará lá em Paris com ele!   CONHECENDO O ATLETA Éder Ricardo Vieira dos Santos, o Edinho como todos conhecem, tem 36 a ver tudo
Sobre
Atualizações
Quem ajudou
Vakinha Premiada
Selos recebidos
Vaquinha criada em: 01/07/2019

Conto com sua ajuda para a realização deste sonho.

Muito obrigada por ajudar a valorizar esse talento! Você estará lá em Paris com ele!

 

CONHECENDO O ATLETA

Éder Ricardo Vieira dos Santos, o Edinho como todos conhecem, tem 36 anos e mais da metade deles dedicada ao ciclismo. A outra metade  igualmente dedicada à paixão pelo conhecimento sobre o esporte. Nascido em Limeira, interior de São Paulo, filho de família simples, sempre teve dificuldades financeiras para custear os equipamentos para o esporte, ao qual começou a se dedicar na adolescência.

Sua primeira bike de treino foi fruto de muito esforço pessoal e familiar, construída com peças velhas doadas por amigos, tornando-se um instrumento fundamental que possibilitou que, aos 16 anos, competisse profissionalmente em provas regionais e jogos do interior. Viveu 12 anos dessa paixão como ciclista profissional. Sua vida no esporte possibilitou a participação em grandes competições no calendário da Confederação Brasileira de Ciclismo, Campeonato Paulista de Resistência, Troféu Mario Covas de pista, diversas voltas e provas clássicas, entre outras provas em território nacional.

ALGUMAS CONQUISTAS

Dentre muitas medalhas e troféus conquistados no decorrer de sua jornada como profissioal, destacam-se:

* Vice-campeão paulista na modalidade Velocidade Olímpica, em Americana/SP - 1999

* 3º lugar na prova Tiradentes em Campinas/SP - 2001

* Campeão dos Jogos Regionais em Itatiba/SP, representando a cidade de Jundiaí/SP - 2002

* 3º lugar na Média Paulista de Ribeirão Preto/SP - 2002

* 4º lugar no Campeonato Paulista de contra-relógio, categoria sub-23​ - 2002​​​​​​

* 24º lugar na volta ciclística do Estado de Goiás - Categoria Elite​ - 2003

* 63º lugar na Copa América de Ciclismo no Autódromo de Interlagos - Categoria Elite - 2003

* 5º lugar na quarta etapa Média Paulista de Ciclismo, em Iracemápolis/SP - 2004

* Campeão da Copa Odécio Bertolini, em Limeira/SP - Categoria Elite - 2004

CARREIRA DEPOIS DO CICLISMO PROFISSIONAL

A saída do ciclismo profissional ocorreu pela necessidade de sobrevivência, pois, infelizmente, o ciclismo, a exemplo de tantos outros esportes, é extremamente subvalorizado no país. Mesmo fora das competições, o amor às bicicletas e ao ciclismo nunca diminuiu. Edinho fez da paixão sua profissão, hoje é mecânico especializado de bikes de alta performace. Muitos profissionais e amadores do triathlon, do ciclismo de estrada e do MTB o procuram para cuidar de seus mais preciosos equipamentos. Atualmente, Edinho é mecânico da EmCiclo Bike Shop, autorizada da TREK em Campinas/SP.

Apesar da falta de patrocínio e da necessidade de mudar o foco da sua carreira, ele não abandonou os treinos e conciliou o trabalho com provas de longa distância, conseguindo resultados realmente impressionantes.

CICLISMO DE LONGA DISTÂNCIA

Desde 2015,  Edinho participa de provas de longa distância e resistência - o famoso Audax! Ele obteve excelentes resultados, completando no prazo todas as provas (200 km, 300 km, 400 km, 600 km e 1000 km) garantindo os títulos de Super Randonneurs em 2015, 2017, 2018 e 2019. 

Em 2017 foi o 1º ciclista a terminar o Brevet de 1000 km, melhor tempo para um ciclista solo.

Em 2018, teve outra excelente colocação, concluindo o Brevet de 1000 km com o 2º melhor tempo. 

Em 2019 cumpriu todas as etapas de qualificação para a realização do sonho francês - Paris-Brest-Paris: o Audax 200 km, que finalizou no 4º lugar em 07h12min; o Audax 300 km, sendo o 1º a concluir, em 12h24min; o Audax 400 km, 3º a concluir em 17h25min; o Audax 600 km de SP, concluindo em 3º lugar com 30h57min e o Audax 600 km do Litoral - prova em que enfrentou problemas mecânicos (ficou sem o farol durante a noite), (a corrente da bike quebrou durante a noite chuvosa), adversidades do clima (chuva o tempo todo) e também foi vítima de um inimigo incontrolável: o sono! Edinho acabou dormindo em cima da bike, sofreu uma queda, felizmente sem ferimentos. Mesmo com todos os problemas enfrentados na prova, ele terminou em 1º lugar, finalizando a prova em 31h28min!!!

Todos sabemos o quanto é difícil um atleta sem patrocínio continuar firme em seus objetivos, mas Edinho é essa força, essa garra. Mesmo em condições onde pedalar é praticamente impossível, ele se mantém determinado, buscando a superação a cada km.

O SONHO

Agora, o grande desafio do nosso atleta é participar do Paris-Brest- Paris, em Paris, capital do ciclismo mundial. É lá que ocorre anualmente a maior competição de ciclismo de estrada do mundo, a mais que tradicional Tour de France, disputada em etapas que duram 3 semanas. Pedalar na França é um SONHO para qualquer ciclista de estrada!

Já o Paris-Brest-Paris Randonneur é um desafio de resistência de 1.230 km para ciclistas de alto rendimento, profissionais ou amadores, que ocorre a cada 4 anos. O percurso corta 178 cidades em apenas 4 dias de prova: um verdadeiro cartão postal francês.

Em 2019, o desafio Paris-Brest-Paris Randonneur, que está em sua 19º edição, acontece de 18 a 22 de agosto. A entidade organizadora, AUDAX CLUB PARISIEN, fundada em Paris em 1904, organiza provas de longa distância na França e administra um ramo do ciclismo conhecido como randonneuring em todo o mundo. Um randonnée no ciclismo é um desafio para percorrer distâncias de até mais de 1.000 km em um prazo determinado. A primeira edição do Paris-Brest-Paris ocorreu em 1931, estabelecendo limites de tempos para realização da prova - mínimo de 60 e máximo de 96 horas. Nessa primeira edição houve 62 ciclistas inscritos e somente 44 concluíram a prova. Em 2019, espera-se mais de 6.000 participantes de todo o mundo.

O Paris-Brest-Paris é, sem dúvida, o evento de maior prestígio da organização e conta com o apoio de mais de 2.500 voluntários. No Brasil há vários clubes filiados ao Audax francês, entre eles, o Audax Randonneurs São Paulo, que é 2º clube nacional com maior número de homologações, também  responsável pela homologação dos “Brevets Randonneurs Mondiaux” (BRM) nas distâncias de 200, 300, 400, 600 e 1000km - provas que habilitam o ciclista a participar do Paris-Brest-Paris.

 

EM BUSCA DO SONHO

As despesas envolvidas são inviáveis para um atleta sem patrocínio de grandes equipes, por isso é um sonho. Tentamos diversas linhas de patrocínio, por meio de programas de insenção fiscal. Algumas empresas chegaram a prometer patrocínio das passagens, porém, infelizmente, a promessa não se concretizou. Estávamos pensando em desistir, mas vários amigos que querem ajudar de alguma forma, nos incentivaram a abrir essa arrecadação on-line.

Estou fazendo isso porque acredito que seja possível, mas principalmente, porque sei o potencial do atleta que estamos ajudando. Uma pessoa que trabalha incansavelmente e que faz do seu tempo livre uma oportunidade para se destacar em provas extenuantes e exigentes. Uma pessoa de origem humilde, que tem a oportunidade e a competência para participar de uma grande prova de nível mundial, não pode ficar só no sonho. No momento, nossa principal necessidade é arrecadar o valor das passagens, todos as outras serão custeadas pelo atleta por meio de empréstimo bancário.

Agradeço imensamente pelo apoio dos amigos, familiares e parceiros, todos amantes do ciclismo e incentivadores do esporte que participam conosco de cada prova, de cada desafio, de cada km e que sabem que o ciclismo faz parte de nossas vidas.

Tudo o que você precisa saber sobre o Vakinha
Arrecadado
R$ 1.050,00
de R$ 5.400,00
Dê o primeiro coração
Comprar
Apoiadores6
AVISO LEGAL: O texto e as imagens incluídos nessa página são de única e exclusiva responsabilidade do criador da vaquinha e não representam a opinião ou endosso da plataforma Vakinha.