Vaquinha / Outros / Dinheiro

V Encontro de Formação Política para Usuários e Familiares de Saúde Mental do Piauí

ID da vaquinha: 18673
V Encontro de Formação Política para Usuários e Familiares de Saúde Mental do Piauí
URL copiada!
11%
Arrecadado
R$ 550,00
de
Meta
R$ 5.000,00
Apoiadores
3
  • Sobre
  • Novidades
  • Quem ajudou
  • Mensagens

Desde 2011 militantes da Saúde Mental do Piauí tem organizado e proporcionado, por meio das Associações de Saúde Mental, encontros de formação política para qualificar o debate entre os usuários, familiares, profissionais, estudantes da área e demais interessados, no que diz respeito a efetivação da Política de Saúde Mental em todo o território piauiense.

A intenção desses encontros, sempre contando com ampla participação do público alvo, foi que fosse realizado em espaços que contemplasse toda infraestrutura de hospedagem e logística para realização de palestras e oficinas, de forma a favorecer a troca de experiências e a formação de vínculos afetivos, além do trabalho de formação de sujeitos ativos e protagonistas da história, empoderando-se de direitos e reafirmando a luta por melhorias na assistência à saúde mental do estado do Piauí.

A sequência do temário de cada evento é prova disso:

- 2011 – “Nada de nós, sem nós”, realizado em Teresina, no período de 8 a 10 de outubro de 2010.

- 2012 – “Nós podemos muito, nós podemos mais”, realizado em Água Branca, no período de 18 a 20 de maio de 2012.

- 2013 – “Quem sabe faz a hora, não espera acontecer”, realizado no Litoral, no período de 23 a 25 de maio de 2013.

- 2014 – “A diferença viva”, realizado em Teresina, no período de 15 a 17 de outubro de 2014.

O tema geral do V encontro que será realizado esse ano será: “A nossa loucura a gente inventa” – Arte e Cultura na Promoção dos Direitos Humanos na Saúde Mental. Acontecerá na Colônia de Férias do IAPEP, em Luís Correia, comportando assim 120 participantes, sendo que o público-alvo mais uma vez será composto por usuários e familiares dos serviços de saúde mental, bem como profissionais e estudantes da área. 

A instituição proponente do evento é a Associação Fênix, criada em 10 de outubro de 2014, em Parnaíba, com objetivo de lutar pela causa dos usuários e familiares da Saúde Mental do município de Parnaíba. Esta vitória foi fruto da participação de vários usuários do município de Parnaíba no "III Encontro de Formação Política", ocorrido no Litoral piauiense em 2013. 

 

OBJETIVOS DO ENCONTRO:

- Promover a mobilização e a articulação das instituições, atores e setores que integram a política de saúde mental e a política de cultura.

- Ampliar os espaços de socialização e intercâmbio de informações acerca das práticas em saúde mental.

- Incentivar a integração entre os diversos segmentos (usuários, familiares, profissionais, estudantes e artistas) da rede de saúde mental.

- Fortalecer o controle social e o empoderamento dos usuários de saúde mental.

- Incentivar o meio acadêmico para as práticas e vivências no campo da atenção psicossocial.

Thumb cartaz do v encontro de forma  o pol tica

AVISO LEGAL: O texto e as imagens incluídos nessa página são de única e exclusiva responsabilidade do criador da vaquinha e não representam a opinião ou endosso da plataforma Vakinha.

Todos os direitos reservados. 2021