V Encontro de Bois, Ursos e Similares de Arcoverde

ID da vaquinha: 706410
V Encontro de Bois, Ursos e Similares de Arcoverde
URL copiada!
0%
Arrecadado
R$ 0,00
de
Meta
R$ 15.000,00
Apoiadores
3
  • Sobre
  • Novidades
  • Quem ajudou
  • Mensagens

Esta meta de 15.000,00 será para garantir:

 

1-            Estrutura de som, palco e luz para todo o Evento.

 

2-            Alimentação e transporte para os 25 Grupos das periferias da cidade de Arcoverde e região envolvidos nesta V edição.

 

Desde 28 de fevereiro de 1644, primeiro relato da confecção da figura do Boi no Brasil, data em que o Príncipe Mauricio de Nassau, fundador da cidade do Recife fez um Boi Voar, na inauguração de uma ponte que tem seu nome, que os grupos de bois vêm bravamente lutando para ocupar seu devido espaço de importância na conjuntura cultural pernambucana e brasileira. Quase extintos na virada do século passado, os grupos culturais de BOIS e seus Similares representam hoje a manifestação com a maior quantidade de grupos no estado de Pernambuco, superando 300 grupos desde a criação da FECBOIS/PE. E em Arcoverde se criou a LICBOIS filiada à mesma, tendo como filados, mas de 60 grupos. Em visita aos bairros articulamos a realização do encontro de Bois, Ursos e Similares vimos à necessidade de segurarmos com força e manter vivas tradições Populares trazendo os jovens para esse momento. Desde 2010 a LICBOIS vem atuando na valorização e fortalecimento dos grupos de Bois e Similares de Arcoverde e Região, assim desde o ano de 2015, em parceria com a Prefeitura de Arcoverde, temos realizado o “Encontro de Bois, ursos e Similares de Arcoverde e Região”, na época único evento na Segunda semana de Novembro (data comemorada pelo nascimento de um dos mestres já falecido Luiz Preto)  na Estação ferroviária (Sede da LICBOIS), com grande sucesso de público e mídia, tornou-se grandioso, e em 2016 o 2 º Encontro de Bois e Ursos e Variantes de Arcoverde e Seminário Nacional da Cultura dos Bois, com o apoio de diferentes parceiros, dentre eles Prefeitura de Arcoverde, SESC, e Neuro Imagem, e assim foi 2017, 2018. Dentre as propostas trabalhadas surgiu a necessidade dos grupos de bois estarem mais presentes nas atividades culturais da cidade e Estado com a inserção de jovens para continuidade de seus Metres, visto que naquele período a maior parte deles ficaram fora de programações oficiais e grades de eventos.

A LICBOIS estará realizando a quinta edição do Encontro de Bois, Ursos e Similares de Arcoverde o evento será formado pela apresentação de 25 grupos culturais de Bois e Similares de diferentes localidades de Arcoverde e região. E temos como público alvo os Pesquisadores, Mestres, batuqueiros e Brincantes de grupos culturais de Bois e Similares de diversas regiões do estado de Pernambuco; Residentes na cidade de Arcoverde – PE (sede do evento) de todas as idades.  Estimamos que no V encontro de Bois, Ursos e Similares de Arcoverde terá aproximadamente 3.000 espectadores, Além das pessoas com mobilidade reduzida e/ou com múltiplas deficiências. Além das apresentações das variantes culturais dos Bois, Ursos e Similares de Arcoverde, o evento realizará oficinas temáticas do Boi e Mesas de debates para conhecimento coletivo destas variantes ainda não pesquisadas, com palestras de diversos temas culturais, Oficinas de dança Popular, teatro, Técnica Circense, Técnica Vocal, Música Percussiva, rodas de conversas entre Jovens e Mestres de Cultura, Transformando assim nos dias do Evento a cidade em um Celeiro de Cultura popular, onde já somos conhecidos como a terra da Folia dos Bois e Ursos.

Objetivos:

- Promover o V Encontro de Bois, Ursos e Similares de Arcoverde.

- Valorizar a cultura popular e a liderança em Arcoverde e Região na organização de eventos deste porte;

- Criar evento de visibilidade à manifestação cultural com maior quantidade de grupos atuantes na Cidade e Região no caso os BOIS, a realizar na segunda semana de novembro 15/11/2019.

- Ressaltar a cultura do BOI como manifestação folclórica de importância local e nacional;

- Promover o Intercâmbio Cultural com troca de experiências e afinidades, entre as variantes de BOIS e seus Similares existentes em Arcoverde e Região;

- Buscar maior participação dos BOIS, Ursos e Similares nos eventos culturais das cidades e estado;

- Promover mesas de debates;

- Realizar oficinas temáticas do boi nas áreas de Dança, Percussão e Brincadeiras lúdicas e Teatro.

AVISO LEGAL: O texto e as imagens incluídos nessa página são de única e exclusiva responsabilidade do criador da vaquinha e não representam a opinião ou endosso da plataforma Vakinha.

Todos os direitos reservados. 2021