
Olá amigos, familiares e aquelxs que solidarizam pela causa,
Minha mãe tem um câncer no pâncreas e está precisando de bolsas de sangue.
Nesta semana ela passou mal após a quimioterapia e tentamos uma vaga no SUS em São Carlos, pois o médico avaliou que ela não teria condições para ser transportada para o Hospital do câncer de Jau, onde ela está sendo tratada.
No entanto, devido a negligência da Santa Casa de São Carlos que deixou minha mãe em um corredor , sem medicamentos, sem atendimento, resolvemos transferi la para o Norden ( hospital particular de São Carlos).
Hoje fomos informadas que ela precisará de bolsas de sangue e ser internada na UTI.
Quem nunca ouviu: “Doe sangue, doe vida”. Ser solidário, ajudar ao próximo, ato de amor e louvável atitude, além de fundamental para salvar vidas. Já que o sangue não possui substituto químico ainda.
A Lei 10.205/01 em seu art. 14º e incisos, determina que o sangue doado seja para atendimento da população, deve ser doação voluntária, não remunerada, e proíbe a comercialização. Portanto, se a doação é gratuita, é possível imaginar que, também, quando precisar, terá acesso ao sangue gratuitamente.
No entanto, hoje para nossa surpresa soubemos que quando o receptor está internado em hospital particular, além de assumir o compromisso de indicar doadores, na saída do hospital descobrirá que as bolsas de sangue doadas, agora chega a custar ate R$ 28mil por litro, dependendo da unidade hospitalar.
Portanto, apesar da proibição legal de comercialização do sangue e seus derivados, as fundações e associações de Bancos de Sangue, que recebem o seu, o meu, o nosso sangue por meio de doações, tratam dele, extraem e separam seus hemocomponentes e que não podem ter caráter comercial e não visam lucro segundo o Código Civil,
Contudo, na verdade, comercialização o sangue sob a alegação, ou, o revestem de caráter legal na roupagem de que trata-se de cobrança pelo tratamento do sangue e não cobrança do sangue.
Por isso, resolvemos criar essa vaquinha online para pedir sua contribuição/colaboração na compra das bolsas de sangue ( em Sao Carlos valor de 1.600,00 hum mil e seiscento reais por litro) e ajudar no tratamento da minha mãe para que ela possa melhorar e ser transportada para o Hospital Amaral Carvalho em Jau, onde há profissionais preparados, qualificados e que oferece tratamento humanizado aos seus pacientes.
Somos gratas à todxs por suas contribuições.