
Olá! Somos três estudantes de artes cênicas da Universidade de Brasília (Miton Z, Pedro Ivo Maia e Sarah Lima) e estamos animados em compartilhar uma oportunidade única que surgiu de representar a UnB em um festival internacional. Recentemente, tivemos um trabalho audiovisual selecionado para a 15ª edição da Quadrienal de Praga, na República Tcheca, que acontecerá entre os dias 8 e 18 de junho. Esse festival é o maior evento de cenografia do mundo, reunindo artistas de várias regiões e proporcionando uma imersão e integração artística incríveis, com performances, workshops, palestras, exposições e muito mais. Além disso, é valido enfatizar o ato político de levar uma representatividade indígena ao evento.
Nosso projeto tem como tema central o banco Kumu, um artefato indígena sagrado. Estamos extremamente honrados por termos sido selecionados para participar e apresentar neste renomado evento. No entanto, enfrentamos desafios na captação de recursos necessários para viabilizar nossa participação. Infelizmente, recebemos o resultado oficial (carta de aceite) há apenas duas semanas, o que impossibilitou nossa inscrição no Conexão Cultura DF, um edital que financia a ida de artistas para eventos nacionais e internacionais, pois exige um prazo mínimo de 60 dias para efetivar a ação.
Diante dessa situação, buscamos apoio na Universidade de Brasília, que já financiou as passagens de estudantes aprovados em edições anteriores do festival. No entanto, infelizmente, os decanatos e a reitoria se mostraram indisponíveis para nos auxiliar. Também nos inscrevemos no edital de viagens do DEG, mas eles oferecem apenas R$2.000 por estudante, que não cobre metade do valor das passagens aéreas, que variam entre 8.000 a 12.000 reais.
Atualmente, estamos em busca de parcerias com institutos e buscando apoio parlamentar. Nossa principal necessidade é garantir as passagens aéreas, mas também precisamos cobrir despesas como a obtenção do passaporte, custos de estadia, alimentação e o ingresso para os 10 dias do evento. Com base nesses gastos, estimamos que o valor individual necessário seja em torno de R$15.000.
Diante dessa urgência, decidimos criar uma vakinha online para arrecadar o máximo possível de recursos e, principalmente, aumentar a visibilidade do nosso projeto. Estamos cientes das limitações de tempo e apoio, mas não vamos desistir. Continuaremos buscando outras opções e parcerias até que todas as alternativas se esgotem.
Portanto, pedimos a sua ajuda. Você pode contribuir compartilhando a nossa causa, fazendo uma doação ou nos fornecendo dicas de captação de recursos e possíveis parcerias. Qualquer apoio é valioso para nós nesse momento crucial.
Acreditamos na força da arte e no poder de conexão que ela proporciona. Com sua colaboração, poderemos representar nossa universidade, o DF elevar um trabalho que aborda pautas politicas apresentando uma parte da cultura ancestral indígena brasileira nesse importante evento internacional. Junte-se a nós nessa jornada e faça parte dessa conquista. Obrigado pelo seu apoio!