
**VAKINHA: UMA PONTE ENTRE OLINDA E PARIS PARA "PARÁGRAFOS FÚNEBRES"**
**Caros amigos da arte,**
Meu nome é Francisco Mesquita, artista plástico de Olinda-PE. Transformo materiais recicláveis em arte. Recebi um convite muito especial: ilustrar a capa de "Parágrafos Fúnebres", novo livro de Wesley Barbosa pela editora francesa Br Marginália. Mas esta história vai muito além de um simples lançamento.
**Três verdades cruas sobre este projeto:**
1. **A FICÇÃO QUE PARECE DOCUMENTÁRIO** Wesley Barbosa criou uma narrativa fictícia tão potente que dói: um preso escrevendo cartas à mãe durante a pandemia de COVID-19 . Não é biografia, mas poderia ser. Essa é a genialidade da literatura marginal - a arte tem essa capacidade, ser um convite a reflexão sobre temas importantes e muitas vezes doloridos do cotidiano.
2. **A ARTE QUE NASCE DO LIXO** Francisco tá a 5 anos tendo materiais recicláveis como protagonistas do seu trabalho. Papelão, anéis de latinha, plástico são alguns exemplos do que ele já usou. Quando Nichelle Telles (editora-curadora da Marginália) escolheu seu trabalho, estava escolhendo toda uma estética periférica.
3. **Representar o Brasil** Três artistas independentes se juntando pra falar de arte brasileira do outro lado do atlântico. É bonito mas isso é uma grande responsabilidade pra todos. Viver de arte não é fácil, principalmente quando também se faz dela um meio de luta por justiça e igualdade.
**Um trio de artistas independentes **
- **Francisco Mesquita**: Artista plástico de Olinda-PE, transforma materiais reciclados em obras que falam de negritude e resistência.
- **Wesley Barbosa** : escritor paulista. Autor de “Parágrafos Fúnebres “. O livro se conecta com o trabalho de Francisco profundamente. Questões sociais e a ideia de resiliência une a história do personagem principal com o potente trabalho de ressignificação que Francisco trás em suas telas.
- **Nichelle Telles**: Idealizadora, editora e curadora da Br Marginália. Nichelle é a grande responsável por essa conexão. É uma grande incentivadora de artistas periféricos brasileiros. Construir pontes é com ela mesmo!
---
**O objetivo:** Arrecadar **R$ 20.000** para que Francisco possa: ✈️ Viajar à França para o lançamento do livro 🖌️ Criar a capa de *"Parágrafos Fúnebres"* com materiais sustentáveis ⏳ Dedicar 3 meses exclusivos ao projeto (sem precisar interromper para outros trabalhos)
---
**Por que sua contribuição importa?** 1. **Para celebrar a arte que nasce das periferias** Além dos artistas serem de periferias do Brasil, a arte deles celebram e debatem temas sensíveis a esses territórios. Fazer esse projeto dar certo também será um grande celebração.2. **Para fortalecer colaborações autênticas** Esse projeto é 100% independente: sem patrocínios corporativos, apenas a energia de quem acredita que a arte pode unir pessoas e transformar realidades.
3. **Para escrever um novo capítulo** Sua doação permite que Francisco, Wesley e Nichelle mostrem ao mundo que a cultura brasileira se reinventa e se fortalece na coletividade. Instagram :
@franciscomesquitaa