O meu nome é Daniel Aragão e o que vou contar aconteceu comigo, me comoveu e me emociona até hoje. Essa história se passa em Salvador, Bahia. Minha filha estava mudando de apartamento e saí para procurar um transporte que realizasse a mudança para ela. Ao chegar ao local que geralmente tem muitos transportes disponíveis a fim de contratar o serviço, me deparei com vários caminhões a disposição e um grupo de proprietários a conversar.
Apresentei-me e pedi um carro que estivesse disponível e logo o Sr. Carvalho se levantou e disse que poderia realizar o serviço. Acertamos o preço, entrei no meu carro e disse: siga-me. No entanto, após sair com meu carro e olhar pelo retrovisor o caminhão que me seguia (segue foto), pensei: não é possível!!! Esse carro não vai aguentar a mudança!! Minha filha não vai gostar. Ele é muito velho, me parece fragilizado. Como vou chegar lá pra fazer a mudança nesse carro? O coração começou a bater mais forte. Vou estacionar em algum lugar aqui e dizer pra ele que com esse carro não dá. Ao olhar mais uma vez pelo retrovisor, vi que a porta do lado direito parecia despencar. E agora?
Foi então que mudei de ideia e pensei: ele deve estar precisando muito desse dinheiro. Porém, “vou pagar um mico” com minha filha!!! Mas seguimos até chegar em frente do condomínio. E logo o estado do carro chamou a atenção de todos. Eu já imagino o que não pensaram de mim!
Minha filha: " eu não acredito, meu pai, que carro é esse? Calma, respondi, vai dar certo! Garanto que ele vai subir a ladeira. Observei que a porta da direita realmente não abria, pois estava quebrada. O carro quase não sobe a ladeira, mas a mudança foi feita, sem problemas, apesar do grande constrangimento.
O lugar onde tinha encontrado sr. Carvalho, é meu lugar de passagem corriqueiro e dia após dia observava que o caminhão estava ali. Dando a impressão que dificilmente alguém contrata seus serviços. Resolvi parar e conversar com ele, conhecer um pouco de sua história e tentar ajudar de alguma forma. Então me contou um pouquinho de sua história: Sr. Carvalho é um homem só, sua mulher o abandonou faz um tempo, vive sem família, apesar de ter filhos, e seu carro é o seu ganha pão. Nesse momento de pandemia tudo piorou ainda mais. Se alimenta recebendo a ajuda dos amigos e vizinhos, por vezes, apenas com uma alimentação por dia, pois é comum passar mais de um mês sem arranjar trabalho. Ele está passando necessidade!
Todos os dias Sr. Carvalho vai trabalhar e volta pra casa a pé. A falta de dinheiro para colocar combustível o faz andar cerca de 6 km para chegar onde deixa o carro. E, aos poucos percebe que isso tem sido cada vez mais complicado de realizar.
Há duas semanas, foi parado pela polícia que queria apreender o veículo devido ao estado deplorável do carro e vencimento da sua CNH. Me declarou com lagrimas nos olhos que, ajoelhado, implorou ao policial para que não apreendesse o carro. O policial se comoveu e o liberou com a certeza que ele ia regularizar a sua situação.
Senhor Carvalho relata que passa por humilhações constantes, pois pessoas desistem de contratar os seus serviços após observarem o estado de seu veículo. Ele precisa de um carro novo para continuar trabalhando pois é de onde tira seu sustento.
Meu apelo é que juntos possamos ajudá-lo.
Ele pode ser encontrado diariamente de baixo do viaduto da Rótula do Abacaxi, em Salvador, Bahia. Seu telefone é: (71) 988070824.