
Esta campanha para renovar o ateliê do talentoso costureiro haitiano Dorvil Frantz Alexis começou com o apoio de um experimento global de generosidade chamado Drop Dead Generous. Mariana Serra teve sua ideia financiada, colocou o valor integral nesta campanha e agora conta com a generosidade de mais gente para dar uma máquina de costura moderna, acessórios e capacitação a Frantz.
Mariana também é fundadora da Vv | Inteligência Humanitária, que acompanhará as etapas da criação do ateliê-escola em Encantado (RS), no Vale do Taquari, e contará a história do impacto gerado por esse gesto coletivo. Frantz nasceu no Haiti, um país marcado por crises humanitárias, e há 10 anos reconstrói sua vida no Brasil. Mas o destino ainda o desafiou: vivendo no bairro Navegantes, em Encantado (RS), uma das regiões mais vulneráveis da cidade, ele perdeu tudo nas enchentes devastadoras de 2024.
Mesmo assim, Frantz nunca parou. Costureiro talentoso e liderança da comunidade haitiana, ele ajuda outros refugiados a encontrar trabalho, adaptar-se ao Brasil e recomeçar com dignidade.
Com essa nova máquina, Frantz poderá:
- Produzir mais e melhor, aumentando sua renda e estabilidade.
- Ter um ateliê equipado para formar novos costureiros haitianos e brasileiros
- Criar oportunidades de trabalho e renda para refugiados que chegam sem nada.
De sorriso largo e talento raro, Frantz é um elo entre os imigrantes que chegam ao Brasil em fuga do caos que assola o Haiti. Seu talento na confecção e seu envolvimento comunitário vão gerar renda, diversificar a economia local e iniciar um ciclo virtuoso de conexão em uma cidade erguida e reerguida por imigrantes.
Cada doação é um ponto no tecido dessa história. Vamos costurá-la em conjunto.