Laudo Rebecca Bayer Toia Marques de Souza 07 anos
Rio de Janeiro, 22 de fevereiro de 2018
Paciente: Rebecca Bayer Toia Marques de Souza
Informamos que paciente acima citada , está em acompanhamento na ReVeR Núcleo de Reabilitação Visual, através do setor Ortóptic Através da Avaliação Diferencial de Irlen Reading Perceptual Scale foi possível observar aspectos de disfunção perceptual e dificuldade no processamento visual, pela presença de déficits na via neurológica Magnocelular com perfil severo. Trat se de uma alteração que não envolve diretamente a acuidade visual, mas sim uma alteração no processamento das informações oriundas do sistema visual por parte do Sistema Nervoso Central, necessitando o uso de filtro espectra (Overlay), para neutralizar a onda do espectro visível, que causa o estresse visual com distorções visuoperceptuais. bserva se que, embora haja uma excelente acuidade visual para letras pretas em fundo branco, sua qualidade de visão não acompanha este padrão e seu desempenho sugere uma dependência à variação da luminosidade ambiental espectral e redução do campo visual dinâmico, entre outras alterações menores, mas somatórias indicando maior susceptibilidade e um possível comprometimento dos estímulos elétricos sensoriais gerados a partir da foto transdução e modulação neuroretinianas. Estas características são alguns dos componentes da Síndrome de Mears Irlen descrita há 25 anos da qual fazem parte além da fotossensibilidade, a dificuldade de foco durante a leitura, a redução do campo visual periférico principalmente na percepção de movimentos, dificuldades com contrastes, cefaleia com manutenção de atenção e aos esforços visuais Esta alteração pode afetar o desempenho acadêmico, atenção, habilidade em manter se imóvel, e ainda a concentração. Considerando que 85% de toda a informação/conhecimento adquiridos pelo ser humano ao longo de sua vida depende do sentido da visão e que este trabalha em função da detecção das frequências eletromagnéticas presentes no espectro solar e artificial, as consequências de um quadro de hipersensibilidade são impactantes Ressalto que o uso de sobreposições ou overlays é um recurso importante para amenizar o desconforto na leitura e potencializar as habilidades cognitivas no processo de aprendizagem. Serviços Especializados: Diplopia (Visão Dupla) | Estrabismo| Baixa Visão (Visão Subnormal) | Sindrome de Irlen | Ambliopia | Consultoria para Recursos Ópticos | Adaptação de Fresnel e Ortóptica.
Núcleo de Reabilitação Visual (21) 3777 7500 | (21) 99612 5404 Esclareço que o uso de overlays na leitura é uma ferramenta não invasiva, de fácil portabilidade, sem efeitos colaterais ou comprometimento das demais habilidades requeridas na aprendizagem.
PERFIL:
Seção 1: Dificuldades com leitura: 15 pts. Desconforto com leitura: 12 pts.
Seção 2: Preto (move, dança, borra, 3D, muda, ondula e desaparece Branco (brilha, flashes, ofusca) Alcance de reconhecimento: 2pts Tarefas visuais: 17 pts.
Seção 3: Cor da transparência: Blue FOSCA Melhora considerável com transparência: brilho, desconforto, borra, move, distorções, atenção curta, compreensão fraca. Melhora moderada: porcentagem de erros, cansaço e devagar e hesitante.
Seção 4: Distorções: flutuação, ondulado, tremido e embaçado.
Atenciosamente,
Ortoptista e Fisioterapeuta Especialista em Neurociência Aplicada a Reabilitação, Baixa Visão e Posturologia | CBOrt 1214/0055 CREFITO 208554 LTF
Laudo Rebecca Bayer Toia Marques de Souza 07 anos
Rio de Janeiro, 22 de fevereiro de 2018
Paciente: Rebecca Bayer Toia Marques de Souza
Informamos que paciente acima citada , está em acompanhamento na ReVeR Núcleo de Reabilitação Visual, através do setor Ortóptic Através da Avaliação Diferencial de Irlen Reading Perceptual Scale foi possível observar aspectos de disfunção perceptual e dificuldade no processamento visual, pela presença de déficits na via neurológica Magnocelular com perfil severo. Trat se de uma alteração que não envolve diretamente a acuidade visual, mas sim uma alteração no processamento das informações oriundas do sistema visual por parte do Sistema Nervoso Central, necessitando o uso de filtro espectra (Overlay), para neutralizar a onda do espectro visível, que causa o estresse visual com distorções visuoperceptuais. bserva se que, embora haja uma excelente acuidade visual para letras pretas em fundo branco, sua qualidade de visão não acompanha este padrão e seu desempenho sugere uma dependência à variação da luminosidade ambiental espectral e redução do campo visual dinâmico, entre outras alterações menores, mas somatórias indicando maior susceptibilidade e um possível comprometimento dos estímulos elétricos sensoriais gerados a partir da foto transdução e modulação neuroretinianas. Estas características são alguns dos componentes da Síndrome de Mears Irlen descrita há 25 anos da qual fazem parte além da fotossensibilidade, a dificuldade de foco durante a leitura, a redução do campo visual periférico principalmente na percepção de movimentos, dificuldades com contrastes, cefaleia com manutenção de atenção e aos esforços visuais Esta alteração pode afetar o desempenho acadêmico, atenção, habilidade em manter se imóvel, e ainda a concentração. Considerando que 85% de toda a informação/conhecimento adquiridos pelo ser humano ao longo de sua vida depende do sentido da visão e que este trabalha em função da detecção das frequências eletromagnéticas presentes no espectro solar e artificial, as consequências de um quadro de hipersensibilidade são impactantes Ressalto que o uso de sobreposições ou overlays é um recurso importante para amenizar o desconforto na leitura e potencializar as habilidades cognitivas no processo de aprendizagem. Serviços Especializados: Diplopia (Visão Dupla) | Estrabismo| Baixa Visão (Visão Subnormal) | Sindrome de Irlen | Ambliopia | Consultoria para Recursos Ópticos | Adaptação de Fresnel e Ortóptica.
Núcleo de Reabilitação Visual (21) 3777 7500 | (21) 99612 5404 Esclareço que o uso de overlays na leitura é uma ferramenta não invasiva, de fácil portabilidade, sem efeitos colaterais ou comprometimento das demais habilidades requeridas na aprendizagem.
PERFIL:
Seção 1: Dificuldades com leitura: 15 pts. Desconforto com leitura: 12 pts.
Seção 2: Preto (move, dança, borra, 3D, muda, ondula e desaparece Branco (brilha, flashes, ofusca) Alcance de reconhecimento: 2pts Tarefas visuais: 17 pts.
Seção 3: Cor da transparência: Blue FOSCA Melhora considerável com transparência: brilho, desconforto, borra, move, distorções, atenção curta, compreensão fraca. Melhora moderada: porcentagem de erros, cansaço e devagar e hesitante.
Seção 4: Distorções: flutuação, ondulado, tremido e embaçado.
Atenciosamente,
Ortoptista e Fisioterapeuta Especialista em Neurociência Aplicada a Reabilitação, Baixa Visão e Posturologia | CBOrt 1214/0055 CREFITO 208554 LTF