Sorteio de R$ 15 MIL do Vakinha Premiada no próximo sábado! Participe a partir de R$ 1,99!
Como ajudar
Descubra
Como funciona
Buscar
Animais / Pets
Tratamento do Tunico
ID: 5477719
Tratamento do Tunico
  • +
121 corações recebidos
COMPARTILHE ESTA VAQUINHA
Sobre
Atualizações0
Quem ajudou
Vaquinha criada em: 02/05/2025

Tunico foi resgatado no dia 05/04 e no dia seguinte já estava no veterinário. Foi quando descobrimos que o Tunico não tinha a ponta da língua, que estava infeccionada e necrosada. O veterinário confirmou que ele não nasceu assim, ou seja, houve um trauma. A gente não sabe ao certo o que aconteceu, pode ter sido briga, maus-tratos ou um acidente. Mas o fato é que ele sofreu.

 

Ele ficou internado de 06/04 a 18/04, muito magrinho, regurgitando tudo que comia. Na época, recebeu um diagnóstico inicial de megaesôfago, uma condição que dilata o esôfago e dificulta a passagem da comida até o estômago.

 

Depois da alta, ele ficou bem por alguns dias, mas os sintomas voltaram com força. Foi aí que começou nossa saga por exames: raio-x simples e com contraste, ultrassom, endoscopia e vários exames de sangue. A tomografia, por enquanto, não foi necessária, mas a Dra disse que provavelmente ele precise fazer também.

 

Hoje, o diagnóstico de megaesôfago ainda não foi fechado, mas ele segue o tratamento como se tivesse a condição, porque os sintomas persistem e ele pode desenvolver a qualquer momento.

 

Ele está sendo acompanhado por uma veterinária nutróloga especialista na condição de megaesôfago, que está cuidando da alimentação e da medicação.

O Tunico ainda precisa comer na posição em pé, e não pode comer ração em grãos. Fazemos uma papinha com a ração triturada, misturada a suplementos.

Além disso, ele toma medicação diária para enjoo e náuseas, para ajudar seu organismo a funcionar da melhor forma possível.

 

Por conta da regurgitação, ele provavelmente broncoaspirou, e isso resultou em uma bronquite, que estamos tratando com nebulização — inclusive, foi esse momento que acabou viralizando nos vídeos que vocês viram por aqui.

 

A veterinária também suspeita que possa haver alguma questão neurológica, então seguimos investigando com muito amor e paciência.

 

Por enquanto, o Tunico segue com esse protocolo de cuidados. Estamos confiantes de que ele pode ter uma vida longa e feliz.

Ele já sofreu muito, e agora merece ser muito amado e muito feliz.

 

Obrigada a todos que estão torcendo por ele. Seguimos juntos nessa jornada!

Você também pode contribuir via Pix usando a chave: 5477719@vakinha.com.br
Denunciar essa vaquinha
AVISO LEGAL: O texto e as imagens incluídos nessa página são de única e exclusiva responsabilidade do criador da vaquinha e não representam a opinião ou endosso da plataforma Vakinha.