

Em 2018 meu pai descobriu um tumor raro chamado CORDOMA SACRAL (Cordomas são tumores malignos de crescimento lento, que se formam como remanescentes da notocorda. Um terço se forma na base do crânio, podendo também se formar na região lombossacral, com comportamento agressivo)
Então ali começou uma caminhada, que vou descrever de forma bem resumida. Em Porto Alegre, onde moramos, não encontramos nenhum médico capacitado para tratar o tumor, que por sua vez não responde a tratamentos como quimioterapia ou radioterapia. Através de um grupo conseguimos encontrar um médico capacitado e com conhecimento para cirurgia, sendo a única opção. A cirurgia foi feita com sucesso. Tivemos custos altos por termos que ficar em outra cidade para acompanharmos, foram quase 2 meses. Em dezembro de 2019 começaram novos sintomas, dores bem intensas na mesma região. Voltamos a fazer exames e foi constatado uma recidiva. Novos tumores surgiram de forma bem extensa e agressiva. Desta vez não foi possível fazer a ressecção total do tumor (cirurgia feita nesta segunda-feira, dia 16/03/2020) A única opção de tratamento que temos agora é a TERAPIA DE PRÓTONS (A terapia de prótons é um tipo de terapia de radiação que utiliza energia de partículas carregadas positivamente chamadas prótons. A terapia com prótons mostrou-se promissor pra no tratamento de vários tipos de câncer) é o único tratamento que consegue combater e até mesmo curar o cordoma. Porém este tratamento não tem no Brasil por ter um custo muito alto. Existem poucos centros que fazem, sendo nos EUA e EUROPA os mais acessíveis. Sendo assim, os custos são em euros ou dólares, o que eleva muito o custo, pois fora o tratamento, ainda é preciso agilizar documentação, passagens, estadias, alimentação, possíveis medicações e coisas que sempre vão surgindo ao longo do tratamento. Como ainda não havíamos nos restabelecidos dos gastos da última cirurgia e pertencemos ao grande grupo de micro empresários tentando sobreviver a crise no Brasil, foi preciso recorrer a ajuda para podermos agilizar o ida em busca de tratamento, pois agora é uma corrida contra o tempo. Assim que ele receber alta do hospital, precisa imediatamente ir ao encontro desta terapia. E ainda teremos que driblar toda essa situação do covid-19.
Por isso, criamos está VAKINHA para conseguirmos arrecadar verba para que possamos realizar este tratamento fora do país, sendo ele a nossa única esperança.
