SOS ENCHENTES! Ajude cidades gaúchas atingidas pelas chuvas: Doe agora mesmo
Pessoas / Saúde / Caridade

tratamento da Vó Bernaldina

ID: 1128058
tratamento da Vó Bernaldina
COMPARTILHE ESTA VAQUINHA
84%
Arrecadado
R$ 42.022,19
de
Meta
R$ 50.000,00
Apoiadores
444
Sobre
Novidades0
Quem ajudou
Vaquinha criada em: 15/06/2020

Amigxs queridxs da Vó Bernaldina,

Os caminhos foram outros.

Depois de mais de duas semanas lutando contra a covid19, no dia 24/06 nossa Vó foi andar por outras partes, atravessou o céu e se juntou com xs antigxs e xs grandes pajés, onde certamente foi recebida com as maiores honrarias.

Agradecemos cada uma/um de vocês pela solidariedade, pelo carinho, pelas mensagens de força, pelos gestos de doação. Essa rede de apoio é fruto do afeto e da coragem de Meriná, nossa estrela mais linda que brilha eterna em nossos corações.

No período de sua batalha, nos organizamos para providenciar a melhor assistência possível. A vaquinha para a qual você contribuiu foi nossa principal estratégia para custear isso. Nosso primeiro objetivo era comprar um balão de oxigênio e os refis, para que a Vó Bernaldina pudesse respirar com algum conforto. Depois de nossa mobilização, juntamente com a pressão do Conselho Indígena de Roraima (CIR), isso deixou de ser necessário pois o Hospital Geral de Roraima, onde estava internada, acabou providenciando. 

De todo modo ainda era necessário o acompanhamento de um infectologista particular para ela e Charles Gabriel, seu filho mais novo que também contraiu a doença, além de outras necessidades como uma cadeira de rodas, vários remédios, itens de higiene e cuidado pessoal, além da alimentação e transporte para xs membrxs da família que estavam acompanhando a Vó no hospital.

Fizemos ainda um levantamento dos custos que teríamos para prosseguir com o tratamento dela em casa, continuando com o acompanhamento do infectologista, e contratando ainda de uma equipe de enfermeirxs e fisioterapeutas que cuidariam dela diariamente, bem como toda a infraestrutura de equipamentos médicos para que isso fosse possível. 

Esses cálculos bateram os 50 mil reais, e por isso mudamos a primeira meta de arrecadação da campanha.

Com a partida da Vó, os recursos arrecadados para cobrir essas demandas estão sendo empregados no auxílio de sua família pois, como sabemos, uma comunidade não trata suas/seus membrxs em isolado. Temos mais gente da família infectadxs e internadxs em Boa Vista e as circunstâncias indicam que novos casos virão.

Uma geladeira e um fogão foram comprados para a casa que elxs tem na capital, e estamos providenciando remédios, alimento e transporte.

Sentimos necessidade de dar continuidade a luta-sonho da Vó Bernal como uma forma de manter sua memória viva e ativa. Assim, com o apoio de cada gentileza, sonhamos dar seguimento ao seu trabalho-militância, mantendo sua cultura e tradições vivas, no mundo que segue. Então, ao final de todo esse esforço, caso ainda reste algum valor, aplicaremos nas despesas com a manutenção de sua casa, o cuidado de seus materiais de trabalho e ainda dar início à ampliação desse espaço, que pretender ser um centro dedicado à sua memória e ativação de práticas continuadas lá na comunidade Maturuca, na Terra Indígena Raposa Serra do Sol.

Toda a comunidade e a nação Makuxi agradecem o imenso carinho com que nossa campanha foi acolhida. Foi possível ver que muita gente boa ama profundamente a nossa vozinha Meriná. 

Os tempos são duros, amigxs...

Precisamos estar cada vez mais perto dxs nossxs, atentxs e prontxs. 

Que essa rede de apoio se multiplique a possa chegar a todos os povos da floresta, que resistem bravamente a mais uma epidemia vinda do mundo dos brancos.

Precisamos seguir, seguiremos, teimando em permanecer alegres como Vovó nos ensinou porque é necessário, porque é urgente.

um grande abraço e muito obrigada,

Jaider Esbell junto com a netaida do coração da Vó Bernaldina

AVISO LEGAL: O texto e as imagens incluídos nessa página são de única e exclusiva responsabilidade do criador da vaquinha e não representam a opinião ou endosso da plataforma Vakinha.
© 2024 - Todos direitos reservados