
Há 10 anos atrás eu e minha família fomos morar com minha avó para que minha mãe pudesse cuidar dela. Ela tinha uma cadelinha, presente de uma vizinha, e assim que cheguei ela já me adotou como sua mãe. Assim, quando minha avó faleceu, eu me tornei oficialmente mãe dessa fofurinha chamada Anita.

Desde então a vida é mais feliz e tem mais sentido, e como toda mãe, já passei por maus bocados médicos com ela, sempre com a ajuda salvadora da minha mãe. Foi uma pata quebrada, um aborto com cesária/castração de emergência, bronquite, e claro, cuidados de rotina como limpeza dentária, vacinas, etc.
Até que ha quase dois anos atrás notei seus pêlos raleando, uma barriguinha um pouco mais proeminente, mais sede, e ela ficava ofegante sem motivos. Descobrimos que ela tinha Doença de Cushing's ou hiperadrenocorticismo, que causa um aumento do cortisol no sangue. Tive sorte pois o diagnóstico foi rápido e havia um medicamento com ótimos resultados. Começamos o tratamento e seguimos em frente.
No final do ano passado, de repente, ela teve uma crise de dor muito forte, e mais uma vez corremos pro médico. Sem saber o que era, foi tratada pra intoxicação/envenenamento e dor, ficou internada mas estava bem melhor no dia seguinte. Dois meses depois teve outra crise, e dessa vez descobrimos que era dor de coluna, possivelmente hérnia de disco. Começou a tomar medicação e ficou bem.
Anita é uma cadelinha super feliz, tem alguns amigos na vizinhança, uma meia que ama pra brincar. Todo dia quando chego em casa é só alegria, a melhor parte do dia. Ninguém fala, só de olhar pra ela, que ela tem 11 anos, pois ela é bem saudável.
Mas dia 15 de agosto ela passou mal de madrugada, era uma sexta, e corri com ela pra clínica. Era muita dor, e não parecia ser a coluna. Foi internada mas ainda sem diagnóstico. No dia seguinte, após um ultrassom suspeitaram de pancreatite, mas o exame de sangue estava bom, o que não fazia sentido. Teve uma diarreia e vômito horrível a noite, e então começaram o tratamento com antibióticos. Passou o domingo sem melhoras, na verdade piorava cada dia mais. Na segunda a veterinária dela fez outro ultrassom e viu algo estranho no intestino, e decidiu operá-la imediatamente, eram 11h da manhã. Correu tudo bem na cirurgia, onde encontraram uma massa aderida ao intestino e ao pâncreas, que estava infeccionada e supurando na cavidade abdominal, causando muita dor e septicemia. Agora a corrida contra o tempo tinha prazo - se ela não começasse a reagir em 48h, era bem provável que não sobreviveria. Mas como disse a veterinária, essa bichinha é forte, e no segundo dia ela começou a apresentar melhoras, e após 11 dias internada, ela teve alta. Dia mais feliz, poder levar ela pra casa.

Na mesma noite veio o resultado da biópsia - era câncer. A veterinária indicou um oncologista e vamos a consulta hoje.
Eu sempre tento focar nos melhores prognósticos. Meu pensamento agora é que o câncer se foi, e ela só vai precisar garantir que ele não volte. Um dia de cada vez.
A expectativa de vida dos bichinhos mudou muito, assim como a nossa, e hoje um cãozinho pode viver bem até os 20 anos. Viver bem. É tudo que eu desejo praqueles que amo, e Anita é a filha mais amada dessa mãe de primeira viagem.
Os gastos com a Anita tem sido muito altos, inesperados, e quando minha filhota fica doente, eu só penso em fazer o que é melhor pra ela. Tenho tentado mas não estou conseguindo arcar com esse custos, e ainda temos o tratamento pela frente. Por isso vim pedir sua ajuda, dos amigos, de quem ama bichos como eu, pra pagar o tratamento meu amorzíneo. Vou postando as atualizações e valores na ficha Novidades.
O tratamento contra o cancêr vai começar assim que ela estiver um pouco mais forte, e pra tal, será preciso um exame mais detalhado da biopsia para selecionar o medicamento mais indicado para o caso dela. Serão sessões de quimioterapia, talvez algumas transfusões de sangue, entre outros procedimentos que ainda não tenho como saber, por isso a meta da vakinha é uma estimativa.
Ainda não sei bem como funciona esse site, mas espero poder continuar dando notícias das melhoras da Anita por aqui.
FOR INTERNATIONAL DONATIONS: please use my PayPal account - polianar@gmail.com