
Por esses motivos, queremos comprar uma cadeira de rodas no modelo tetraplégico que oferece apoio para o pescoço, coluna, braços e pernas, uma cadeira higiênica para banho e asseio e uma poltrona reclinável.
O tio Dé sempre foi uma pessoa alegre e extrovertida, que por onde passa, faz todos se divertirem com sua alegria contagiante e essa será nossa maneira de retribuir todo esse amor, carinho e alegria que ele nos trouxe em todos esses anos.
Ele faz com acompanhamento médico, desde quando começou a apresentar os primeiros sintomas há mais ou menos 20 anos atrás. O acompanhamento é realizado no hospital SARAH de São Luis – MA.
Há aproximadamente 10 anos, ele começou a perder as funções de fala e motoras e foi quando passou a utilizar cadeira de rodas, essa cadeira foi comprada através de uma vaquinha solidária, realizada na ocasião pelos familiares.
Porém, com o agravamento da doença, essa cadeira já não está mais sendo eficiente e confortável, o tio Dé não consegue apoiar o pescoço e como faz muita força para tentar deixá-lo estável, acaba ficando com a postura incorreta na cadeira e sente muitas dores. Ele também faz uso do medicamento Clonazepam, para tratamento de depressão, ansiedade e insônia.
Alguns de vocês, já conhece o tio Dé, mas para aqueles que não conhecem e quiserem contribuir segue um breve resumo de toda sua história:
Antônio Carlos, mais conhecido como tio Dé, tem 51 anos e sofre de uma doença degenerativa hereditária, Ataxia Espinocerebelar do tipo 3, também conhecida como Síndrome de Machado-Joseph. Para quem não conhece essa doença ganhou destaque em meados de 2016, devido à morte do ator Guilherme Karan, afecção que herdou de sua mãe, de ascendência açoriana.
A doença é bastante rara, ela afeta de 0,3 a 2 pessoas por cada 100 mil adultos, com exceção da ilha das Flores (Açores), onde está presente em aproximadamente 1 a cada 140 adultos. Por esse motivo, pouco se ouvia falar dessa doença, mas a morte precoce do ator chamou a atenção do público.
A Ataxia Espinocerebelar do tipo 3, causa o comprometimento de movimentos, devido ao fato de o cerebelo, parte do encéfalo responsável pela coordenação motora, ser o principal afetado pela doença. Além desta parte do corpo, tronco cerebral, medula, nervos periféricos e núcleo da base cerebral são afetados.
Chances de transmissão de pai para filhos são de aproximadamente 50% e ambos os sexos podem ser afetados, o meu avó e bisavôs maternos, sofreram da mesma patologia.
Os principais sintomas:
O principal sintoma da síndrome de Machado-Joseph é a perda da coordenação motora, sintoma parecido com o do Mal de Parkinson, o que pode causar confusão. Outros sintomas comuns são:
Perda de memória, alterações na fala, dificuldade de deglutição, dificuldade de locomoção, fraqueza nos membros, dificuldade de segurar objetos e visão dupla
A doença costuma se manifestar já na idade adulta, após os 30 anos. De início, os sintomas são leves e costumam se agravar com o passar dos anos.
Tratamento:
Ainda não existe cura ou tratamento específico para a doença. Porém, os sintomas podem ser aliviados com acompanhamento de fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, neurologistas e outros profissionais que vão ajudar a controlar a doença.
Agradeço de todo o coração a contribuição de todos e espero que tenham em dobro, o que tem nos proporcionado.
Que algum dia, de alguma forma, possamos retribuir todo carinho e contribuição recebida!
Se a contribuição for em valor inferior a 25 reais, poderá ser depositado em minha conta corrente:
Banco Santander
Agência 0670
Conta corrente 01090868-5
CPF 316.898.518-05
Flaviane Pestana dos Santos
Obrigada :-)