TransENEM

ID da vaquinha: 37453
TransENEM
Adriana Valle
Belo Horizonte / MG
24%
Arrecadado
R$ 3.625,00
de
Meta
R$ 15.000,00
Apoiadores
0
Encerrada
  • Sobre
  • Novidades
  • Quem ajudou
  • Mensagens
Encerrada

As pessoas transexuais e travestis estão entre as populações mais desprotegidas, discriminadas no Brasil. Muitas das dificuldades dessas pessoas já começam na juventude, com o êxodo escolar devido a severas situações de preconceito, e até violência. Essa exclusão escolar é uma das muitas formas de marginalização dessas pessoas.

 O TransENEM foi criado em 2015, na capital Belo Horizonte, para combater essa exclusão: um curso pre-vestibular para as pessoas transexuais e travestis visando seu ingresso na universidade, e sua qualificação para inserção no mercado de trabalho. 

 Para estudantes em severas situações de abandono escolar, o TransENEM é também a oportunidade de estar em uma comunidade acadêmica acolhedora, que valoriza a auto-estima. 

 No SISU de 2016 já conquistamos aprovações na UFMG, no CEFET e na PUC-MINAS. Cada case de sucesso é uma história inspiradora, que abre caminhos de esperança e motivação para as alunas e alunos do futuro.

 O TransENEM é totalmente gratuito e depende de doações.

Para dar continuidade ao projeto em 2016 precisamos de você

 Professores e administradores do TransENEM são voluntários, mas ainda assim temos muitas despesas. Só para dar um exemplo: 

 * Curadoria de material de ensino à distância em plataforma virtual, para ajudar pessoas trans e travestis em todo o país a estudar, um trabalho custoso que estamos desenvolvendo muito devagar por falta de recursos;

 * Divulgação do curso (tanto presencial quanto à distância), para que os estudantes nos encontrem; essa divulgação custa dinheiro, que não temos;

 * Divulgação para conseguir mais professores voluntários compromissados, uma das nossas grandes dificuldades (obrigado a todos que vem tornando o TransENEM possível — vocês são nossos heróis!);

 * Apoio para alunas e alunos, que às vezes precisam de ajuda para continuar frequentando o curso. Um simples caderno, ou um vale-transporte às vezes são o empurrãozinho que permite ao estudante continuar frequentando o curso.

 Você pode fazer a diferença para a vida dessas pessoas. Por favor, contribua com nossa causa e divulgue nossa mensagem.





AVISO LEGAL: O texto e as imagens incluídos nessa página são de única e exclusiva responsabilidade do criador da vaquinha e não representam a opinião ou endosso da plataforma Vakinha.
Elementos SVG

Curta e compartilhe nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados. 2020