SOMOS TODOS PELO RAFA
Rafael tem 3 anos e uma caso raro de atresia de esôfago com fístula (em gêmeos idênticos). Ele foi submetido a 1°cirurgia aos 9 dias de idade, quando pesava apenas 1,150 kg, evoluindo com gravidade em todo quadro clínico. Cardiopata, sofreu uma cirurgia cardíaca, tendo assim um clip para fechamento do canal arterial. Passou por oito paradas cardiorrespiratórias, sofre de refluxo gastresofágico grave (n:3) e, até o momento, foram 13 internações. Passou também por três tentativas de fazer uma broncoscopia, todas frustradas até agora.
Amanhã, 31/10/2018, será entubado para nova tentativa pois a cânula não passa pelo esôfago que está com estenose (fechamento do esôfago, que está espessura esta de uma caneta bic).
Sofre engasgos diários que causam sufocamento e parada com qualquer alimento e, principalmente, líquidos.
Todos estes problemas são agravados pelo quadro respiratório (pulmão lesionado por oxinitro - tinha atelectasia, pulmão inflado com o gás para melhorar passagem de ar).
Tem trauma ao ser tocado (aversão ao toque) por ser muito manipulado.
No momento, de acordo com os médicos, voltou-se a estaca zero até poder fazer a fundoplicatura com gastrectomia (orifício no abdome com tubo para passagem do alimento injetado por seringa).
Serão colocado balões para alargamento do esôfago e não se sabe quantos serão necessários (cada um custa cerca de R$ 6900,00).
Link da entrevista dada pela Mãe do Rafael
content://media/external/file/73448