
Tudo começou quando minha mãe passou a suspeitar de um caroço na mama, ela foi logo ao hospital fazer uma mamografia e teve como resultado uma certeza de 70%, o que a levou a fazer uma tomografia que veio a confirmar a enfermidade. Ela estava com câncer de mama (perdemos minha tia há 2 anos pela mesma doença, então ficamos apavorados). Conseguimos pela rede pública dar início ao tratamento, sendo necessária a retirada da mama para que o tumor não se espalhasse pelo corpo. A recuperação foi demorada porque precisávamos ter 100% de certeza que ela estava recuperada para iniciarmos a quimioterapia. Na terceira semana de sessão, o cabelo dela começou a cair, foi muito doloroso, ela amava os cachos que tinha, mas foi pior ainda para mim...
Um dia, acordei com ela aos prantos, segurando tufos de cabelo na mão, então peguei a máquina de cortar cabelo e, enquanto todos dormiam, raspei-lhe a cabeça, me segurando para não desmoronar também.
Depois disso, ela só andava com o lenço na cabeça. Junto com a quimioterapia vieram os efeitos colaterais, ela sentia calor, frio, se estressava muito por conta dos remédios e da insônia, teve muita sede e fome e, além disso, acabou desenvolvendo diabetes. A dieta para diabéticos é extremamente restritiva, com baixo carboidrato, ficando ainda mais difícil controlar a alimentação dela por causa da fome que sentia e acabou perdendo muito peso por isso. Foram 43 sessões, ela pensou em desistir várias vezes, mas nós a incentivávamos muito, sempre a acompanhávamos em tudo.
Com o fim da quimioterapia demos início à radioterapia. Como no processo anterior ela havia perdido anticorpos, ficou com a imunidade extremamente baixa, precisando evitar o contato com o sol, devido às queimaduras na pele. Como se não bastasse tudo o que passou, começou a perder a visão, efeito tardio de um dos remédios da quimio, adquirindo catarata em um dos olhos e, em menos de uma semana, ela já não via mais nada do olho esquerdo. A partir disso, minha mãe só podia andar acompanhada e os cuidados foram redobrados. Algum tempo depois, a catarata atingiu o olho direito também, cobrindo toda a sua visão. Ela estava cega. Acompanhamos minha mãe durante todas as 20 sessões de radioterapia.
No final de tudo, fomos atrás de uma cirurgia que revertesse a cegueira e nos deparamos com mais um empecilho. A cirurgia numa clínica pública está saindo em média R$3 mil para cada olho. Encontramos uma ONG que facilita essa cirurgia para pessoas de baixa renda, a FRAO (Fundação Regional de Assistência Oftalmológica). O valor ficou final por R$ 1.400,00 para cada olho mais o valor dos exames que dá R$ 620,00, totalizando R$ 3.500,00.
Infelizmente meu estágio está acabando e a renda vai diminuir. Preciso da ajuda de vocês. É muito ruim fazer graça em frente à minha mãe, agora ela não sabe mais o porquê de todos estarem rindo das minhas palhaçadas...
O valor que precisamos ao todo é de R$ 3.500,00 todos os exames e a cirurgia nos dois olhos e taxas do site.
Mas a gente acredita que vai ficar bem, minha mãe tem muita fé e nós também. Agradecemos a todos por qualquer ajuda, seja ela com o dinheiro ou com oração.