Objetivos Específicos Despertar nas crianças valores e ideias de preservação da natureza e senso de responsabilidade para com as gerações futuras; Sensibilizar de forma lúdica sobre o uso sustentável dos recursos naturais através de suas próprias ações; Apresentar alternativas e soluções para as questões ambientais pertinentes no dia a dia escolar. Conscientizar as crianças sobre a importância do meio ambiente e como o homem está inserido neste meio; Estimular para que perceba a importância do homem na transformação do meio em que vive e o que as interferências negativas tem causado à natureza; Incorporar o respeito e o cuidado para com o meio ambiente. Incorporar a rotina da coleta seletiva. Reconhecer atitudes inadequadas para com o seu meio ambiente Reconhecer que os cuidados com o meio ambiente promovem a qualidade de vida para os seres vivos. Estimular a mudança prática de atitudes e a formação de novos hábitos com relação à utilização dos recursos naturais. Conscientizar sobre as diferentes formas de coleta e destino do lixo, na escola, casa e espaços em comum. Conscientizar sobre o uso adequando e renovação de certas matérias primas: Reciclagem Objetivos Específicos Por Eixos Temáticos Linguagem oral e escrita Pesquisar em livros e revistas; Participar de variadas situações de comunicação oral; Interagir e expressar desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral e escrita, contando suas vivências; Familiarizar-se, aos poucos, com a escrita por meio da participação em situações nas quais ela se faz necessária e do contato no cotidiano com os livros, revistas, histórias em quadrinhos, painéis etc; Linguagem Matemática Sequenciar fatos; Estabelecer aproximações a algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano, como contagem, relações espaciais, etc; Manipular e explorar objetos e brincadeiras, em situações organizadas de forma a existirem quantidades individuais suficientes para que cada criança possa descobrir as características e propriedades principais e suas possibilidades associativas: empilhar, rolar, transvasar, encaixar, etc . Reconhecer cores e formas; Ciências Sociais Aproximar os acontecimentos da atualidade, do mundo que nos cerca, com a sala de aula, Explorar o ambiente, para que possa se relacionar com outras crianças; Estabelecer contato com objetos diversos, manifestando curiosidade e interesse; Estabelecer relações entre fenômenos da natureza. Ciências Naturais Aprimorar os cinco sentidos através de atividades com materiais concretos e lúdicos; Desenvolver progressivamente hábito de higiene pessoal (escovar os dentes, lavar as mãos, tomar banho e lavar o rosto) e social (quanto a jogar o lixo no lixo e preservar o ambiente); Artes Observar o limite disponível para os desenhos, pinturas e colagens; Fazer uso dos pincéis do tipo grosso, de maneira adequada; Manipular materiais diversos para colagens; Iniciar recortes livres com tesoura; Ampliar o reconhecimento de mundo que possuem, manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio e entrando em contato com formas diversas de expressão artística; Movimento Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação; Deslocar-se com destreza progressiva no espaço ao andar, correr, pular, etc..., Desenvolvendo atitude de confiança nas próprias capacidades motoras; Reconhecer as suas próprias capacidades motoras e possibilidades cinéticas. Explorar e utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento, etc..., para o uso de objetos diversos.