Solidariedade / Pessoas / Saúde / Caridade

Suporte à família de Demetrio Campos.

ID da vaquinha: 1057813
Suporte à família de Demetrio Campos.
Igi Lola Ayedun
Sao Paulo / SP
199%
Arrecadado
R$ 19.889,00
de
Meta
R$ 10.000,00
Apoiadores
0
Encerrada
  • Sobre
  • Novidades
  • Quem ajudou
  • Mensagens
Encerrada

Oy, gente, esperamos que vocês estejam bem y em segurança diante desses tempos difíceis.

Essa vakinha possui uma missão especial de fornecer suporte financeiro à família de Demetrio Campos, um jovem de 23 anos, artista, produtor, bailarino y modelo que, infelizmente,  faleceu na última madrugada do dia 17 de maio em Cabo Frio, RJ.

Demetrio apresentou recentemente sintomas de um quadro agravante de depressão y, tristemente, chegou em uma situação irreversível para a sua integridade mental y física. 

É muito esgotante, para nós, entendermos que infelizmente isso representa um quadro estatístico muito comum entre a juventude preta LGBTQI+ brasileira. Sobretudo, em relação a situação em que vivemos nesse momento, onde além de enxergamos nossos jovens lidando diariamente com todos os obstáculos sociais promovidos pela opressão, atravessamos a maior crise sanitária da história impossibilitando nossos caminhos de liberdade y ascensão.

Demetrio atravessava nos últimos anos um processo muito intimo de auto-reconhecimento, por meio da transição de gênero se tornando, não só, um dos ícones jovens da causa Trans como, também, um dos garotos mais iluminados que quem o conheceu já viu sorrir. 

Quarto filho de uma família matriarcal de Cabo Frio, Demetrio se mudou para São Paulo em 2017 y durante suas tentativas de integração profissional nos circuitos da arte y da moda ele carregava y vivenciava cotidianamente as barreiras que a invisibilização do corpo preto trans sofre em nossa sociedade.

O mais importante dessa mobilização, ainda que tardia, é podermos enxergar qual é o nosso papel enquanto seres sociais nas lutas diárias do corpo dissidente. Onde nos posicionamos enquanto a nossa juventude necessita de apoio y como será a nossa conduta nos dias que seguirão em relação ao outro?  Acreditamos que, mesmo contra os nossos mais lindos desejos, toda passagem por esse plano deixa um legado. Y, além, da importância de você se reconhecer como parte aliada de milhares de vozes que sobrevivem pela igualdade, há também uma série de necessidades estruturais que não podem ser ignoradas.

Sim, estamos de luto. Mas, segundo a nossa ancestralidade africana, o luto também é um momento de agir com respeito, fé, amor y sabedoria, para que a travessia seja confortável aos que vão y aos que ficam.

Assim, gostaríamos de convocá-lxs à integrar as suas possibilidades de afeto, mesmo que a distância, em forma de contribuição. Para que deixemos, enquanto humanos, um lugar de aconchego para a alma de Demetrio y a vida de seus familiares.

Agradecimentos,

Camila de Alexandre, Suyane Ynaya y Igi Ayedun.

AVISO LEGAL: O texto e as imagens incluídos nessa página são de única e exclusiva responsabilidade do criador da vaquinha e não representam a opinião ou endosso da plataforma Vakinha.
Elementos SVG

Curta e compartilhe nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados. 2020