Vaquinha / Outros / Dinheiro

SOS Jaqueira Centenária do Vitória Ropole

ID da vaquinha: 2341548
SOS Jaqueira Centenária do Vitória Ropole
COMPARTILHE ESTA VAQUINHA
URL copiada!
100%
Arrecadado
R$ 960,00
de
Meta
R$ 960,00
Apoiadores
17
Encerrada
  • Sobre
  • Novidades
  • Quem ajudou
  • Mensagens

Moradores de Barão Geraldo querem saber se a jaqueira plantada em 1915 no bairro Residencial Vitória Ropole tem condições de ser salva da extração. 

Para isso, é necessário contratar uma análise visual e técnica de uma empresa especializada no manejo de árvores.

O serviço tem um valor elevado e por isso os moradores pedem o seu apoio. 

Esse diagnóstico é importante para podermos juntos preservar este símbolo centenário do bairro.

Mais sobre a jaqueira

No processo de revitalização da praça do bairro Vitória Ropole, o Departamento de Parques e Jardins orientou que a jaqueira deveria ser extraída por não estar em boas condições. 

Como a árvore é um símbolo afetivo e histórico do bairro e visualmente muito bonita, ainda frutificando abrigo para pássaros e diversas outras espécies, os moradores se opuseram ao laudo inicial do DPJ e barraram a extração por 10 dias até que um novo laudo seja apresentado. 

Conseguimos coletar 126 assinaturas para o ofício que solicita que a jaqueira centenária do Residencial Vitória Ropole e a paineira sejam reconhecidas como imunes a corte (artigo 14 da lei 11.571/03). 

Estamos aguardando uma reunião com o diretor do DPJ, subprefeito e responsáveis pelo projeto da praça para encontrarmos juntos uma alternativa para a  preservação dessas árvores neste projeto de revitalização da praça, há muito reivindicada pelos moradores.

Neste processo de cuidar para que a jaqueira não fosse extraída sem sabermos detalhadamente se seria possível mantê-la, descobrimos muitas histórias sobre ela. 

Sr. José de Barros cuidou por muitos anos desta jaqueira que foi plantada pelo seu pai em 1915. Ao vender a área para transformar em loteamento exigiu como contrapartida que as imensas jaqueira e paineiras fossem preservadas. Por isso, essa área virou uma área de interesse comum.

Queremos uma praça linda e segura para todos. Por isso, essa análise especializada é tão importante, para sabermos como proceder daqui para frente.

 

Encerrada
AVISO LEGAL: O texto e as imagens incluídos nessa página são de única e exclusiva responsabilidade do criador da vaquinha e não representam a opinião ou endosso da plataforma Vakinha.

Todos os direitos reservados. 2021