SOS ENCHENTES RS
Em 2024, o Rio Grande do Sul enfrentou a maior catástrofe climática de sua história, com mais de 2 milhões de pessoas afetadas em 471 cidades, resultando em 184 mortes e 600 mil desabrigados
A força da água levou lares, interrompeu vidas e mergulhou comunidades inteiras em um cenário de incerteza. A reconstrução tem sido um processo lento e doloroso, exigindo esforços e recursos contínuos para que essas famílias possam, de fato, recomeçar.
Ainda que os holofotes tenham se afastado, a realidade para muitos gaúchos permanece desafiadora. As chuvas de 2024 deixaram marcas profundas, e a recuperação exige um esforço longo e conjunto. Com a chegada do inverno e das fortes chuvas de 2025, o drama volta a bater na porta das familia bem como a necessidade de ajudá-las.
Na ultima semana o estado já registrou duas mortes pela força das correntezas e dezenas já estão desabrigadas, perdendo o pouco que têm.
A campanha do Vakinha
Nas enchentes de 2024 o Instituto Vakinha, em parceria com o humorista Badin, o Colono, e o programa Pretinho Básico, lançou a Maior Campanha Solidária do RS para arrecadar fundos destinados às vítimas as enchentes. Através da campanha SOS Enchentes RS arrecadamos quase R$ 80 milhões de reais, que ajudaram milhões de pessoas.
Hoje, as chuvas voltam a desafiar os gaúchos. Mas vamos novamente mostrar que a força da empatia pode enfrentar o que a água vem desafiar! Sua colaboração é fundamental para garantir que aqueles que perderam tudo uma vez possam reconstruir suas vidas.
Os recursos angariados na campanha serão destinados à instituições e projetos parceiros do Vakinha que estão atuando no acolhimento das pessoas afetadas.
Junte-se a nós e seja a ponte que conecta a tragédia à esperança de um novo amanhã! Faça a diferença hoje.