Sonora - Ciclo Internacional de Compositoras - Florianópolis\SC

ID da vaquinha: 72957
Sonora - Ciclo Internacional de Compositoras - Florianópolis\SC
URL copiada!
Sonora - Ciclo Internacional de Compositoras - Florianópolis
Florianópolis / SC
0%
Arrecadado
R$ 0,00
de
Meta
R$ 15.000,00
Apoiadores
3
  • Sobre
  • Novidades
  • Quem ajudou
  • Mensagens
A Mostra Sonora - Ciclo Internacional de Compositoras ( http://sonoracompositorassantacatarina.blogspot.com.br/ ) é um evento de alcance internacional e que integra uma rede global de mulheres na música, que se fortalece cada vez mais. Para trazer esta importante ação para Santa Catarina, um grupo de compositoras se reúne numa força-tarefa no sentido de viabilizar o Ciclo em Florianópolis. Para tanto, elaboramos uma ficha de inscrição na qual já está sendo cobrado um valor de cada inscrita, por apresentação, sendo esta, até o momento, a nossa única fonte de renda. A falta de recursos subsidiados nos levou a pensar nesta plataforma colaborativa, para buscar apoio para esta realização, sem fins lucrativos, junto à comunidade. Um evento dessa natureza exige, no mínimo, o reforço profissional para a sonorização, assessoria de imprensa e divulgação, e um registro áudio-visual eficaz e condizente com a relevância da proposta. Aqui queremos evidenciar que será a primeira vez que uma ação assim acontecerá em nosso estado, reunindo, mapeando e dando visibilidade às inúmeras compositoras e suas vertentes de criação, além de trazer para perto as intérpretes, que são agentes multiplicadoras desta produção. Como forma de expor e atrair nossos apoiadores, algumas de nós estão disponibilizando suas produções, sua força de trabalho, seus conhecimentos, sua criatividade em favor de chegarmos a um primeiro reconhecimento da produção musical autoral e contamos com nossa comunidade para realizar este importante projeto. A proposta é que a Mostra e o fórum sejam abertos ao público gratuitamente, e isso nos levou a buscar esta plataforma colaborativa com o máximo de transparência e já confiando que contaremos com o apoio tanto das parceiras compositoras quanto do nosso público em potencial. Para tanto, deixamos aqui o orçamento total, em ordem de prioridade, como forma de aclarar que cumpriremos com a meta de acordo com o que alcançarmos financeiramente. {ORÇAMENTO} R$ 1.000,00   - Taxas de correio referentes à entrega de brindes;R$ 3.000,00   - Sonorização para os 4 dias de Mostra de Palco e Fórum;R$ 3.000,00   - Assessoria de Imprensa; R$ 1.500,00   - Registro e edição fotográfica (disponibilizado na página do evento no Facebook e no blog do projeto); R$ 5.000,00   - Áudio-visual (captação, edição e disponibilização em plataforma online); R$ 1.500,00   - Taxas e outros gastos;R$ 15.000,00 - TOTAL.{CONTRAPARTIDAS}-disponibilizadas por algumas participantes do evento-

R$20,00 - Agradecimentos no Facebook do projeto. Aguardamos você na nossa Mostra!

R$30,00  - Agradecimentos no Facebook do projeto + 1 CD autografado de uma das seguintes compositoras: Tatiana Cobbett, Silvia Abelin, Denise de Castro, Seu Baldecir (com Dandara Manoela), Silvia Beraldo, Srta V (Carol Voigt) e Cláudia Passos. São disponibilizados 75 CDs, 10 de cada compositora. Aguardamos você na nossa Mostra!

[capacidade: 75 apoiadores/as]

R$50,00  - Agradecimentos no Facebook do projeto + 1 livro de Fê Luz ou 1 livro da Editora Insular ou 1 livro de Luís Fernando Hering Coelho -  "Os Músicos Transeuntes: de palavras e coisas em torno de uns Batutas". São disponibilizados 10 livros de Fê Luz, 10 livros da Editora Insular e 10 livros de Luís Fernando Hering Coelho. Aguardamos você na nossa Mostra!

[capacidade: 30 apoiadores/as]

R$70,00 - Agradecimentos no Facebook do projeto + 1 livro da Editora Insular + 1 vale-CD de Iara Germer.  São disponibilizados 10 livros e 10 vale-CDs. Aguardamos você na nossa Mostra!

[capacidade: 10 apoiadores/as]

R$100,00 - Agradecimentos no Facebook do projeto + 1 Oficina em data, horário e local a combinar com a oficineira. São disponibilizadas 10 vagas para a Oficina de Poesia Sonora com Flora Holderbaum, e, 20 vagas para Oficina de canto: Anatomia e fisiologia do aparelho fonador, com Júlia Muniz. Aguardamos você na nossa Mostra!

[capacidade: 30 apoiadores/as]

R$130,00 - Agradecimentos no Facebook do projeto + 1 aula individual de instrumento de 1 hora de duração (piano ou violino ou violoncelo) em data, horário e local a combinar com a oficineira da aula + 1 CD autografado de uma das seguintes compositoras: Tatiana Cobbett (3 CDs), Denise de Castro (3 CDs) e Silvia Beraldo (4 CDs). São disponibilizadas 4 vagas para aula de piano com Tatyana Jacques, 3 vagas para aula de violino com Flora Holderbaum, 3 vagas para aula de violoncelo com Camila Durães. Aguardamos você na nossa Mostra!

[capacidade: 10 apoiadores/as]

R$150,00 - Agradecimentos no Facebook do projeto + 1 Coletânea com 4 CDs autografados das compositoras - Tatiana Cobbett, Silvia Abelin, Denise de Castro e Silvia Beraldo +  1 Livro/Poema de Tatiana Cobbett, "Básica Composições", lançado em outubro de 2005. São disponibilizados 5 combos com coletânea de CDs + Livro. Aguardamos você na nossa Mostra!

[capacidade: 5 apoiadores/as]

R$1.500,00 - Apresentação de um show de 1 hora de duração, especialmente elaborado para você, em local de sua preferência, sem nenhum custo extra, dentro da cidade de Florianópolis, pelas compositoras Tatiana Cobbett, Iara Germer, Flora Holderbaum, Tatyana Jacques e Camila Durães (o grupo disponibiliza agenda a partir de dezembro de 2016).

[capacidade: 2 apoiadores/as]

Ps* Em cada dia da Mostra será sorteada uma deliciosa torta de maçã integral entre os/as apoiadores/as do valor de R$20,00 que estiverem presentes.

{Descrição detalhada das contrapartidas}

{CDs}

*DENISE DE CASTRO - é compositora, cantora e pianista, nascida em Florianópolis/SC. Oferece como contrapartidas os CDs "Todas as Ondas" (2010) com composições próprias, gravado no Estúdio Pimenta do Reino - Florianópolis, com participações de Wslley Risso - guitarra, violão e arranjos, Victor Bub - bateria, percussão, Alexandre Vicente - baixo, Denise de Castro - piano, vocais, e músicos convidados; e, o CD "Espírito da Terra" (1997) com composições próprias, gravado no Estúdio Be Bop - São Paulo, com participações de Luiz Meira -violão, guitarras, arranjo, de Denise de Castro - vocais, Sizão Machado - baixo,  Ricardo Cristaldi - teclados, Guello - percussão, Edu Ribeiro - bateria, Miriam Moritz - flauta e músicos convidados.

*SILVIA ABELIN - é compositora, cantora e criadora, residente em Florianópolis/SC. Oferece como contrapartidas o CD Tanto Tudo (2016) gravado em Florianópolis no Estúdio do Clube 55 de Alegre Corrêa, dirigido por Guinha Ramires, com a participação de inúmeros músicos catarinenses e a participação especial de Filó Machado, é o primeiro Álbum e segundo trabalho autoral da cantora e compositora Silvia Abelin. O disco apresenta 10 novas canções mesclando composições em parceria, releituras e interpretações de músicas inéditas em uma mistura de influências da cantora que passeia pelos ritmos brasileiros e internacionais com a presença marcante da música instrumental nos arranjos.

*SILVIA BERALDO - é flautista, saxofonista, compositora e criadora, residente em Florianópolis/SC. Oferece como contrapartidas o CD "Trilhas" (2012), a compilação de diferentes trilhas sonoras compostas por Silvia Beraldo para cinema ("Cruz e Sousa - Poeta do Desterro" de Sylvio Back; "Antropóloga" de Zeca Pires; "Das Profundezas" de Penna Filho; entre outras). O projeto do CD foi contemplado pelo edital de apoio às Culturas 2012 - Fundo Municipal de Cultura de Florianópolis.*TATIANA COBBETT - é bailarina, compositora e cantora brasileira, residente em Florianópolis/SC. Oferece como contrapartidas o CD Sawabona Shikoba - Sonora Parceria 15 Anos,  gravado ao vivo no SESC Prainha em setembro de 2015 - O Disco comemora 15 anos de parceria dos Cantautores Tatiana Cobbett e Marcoliva, e, reúne uma turma de peso na musica Catarinense: Rafael Calegari (Contrabaixo, Arranjos e direção musical) Pedro Loch (guitarra, violão cavaquinho, arranjos) Luis Gama (bateria) Luiz Gustavo Zago (piano), Larissa Galvão (flauta) Fidel Pinero (trompete) e Gabriel Vieira ( violino).*SRTA V - Eclética por natureza, a catarinense Carol Voigt optou pelo forró ao ser contagiada pelos ritmos nordestinos e pela poética do sertão. Suas principais influências estão no Forró pé-de-serra e na MPB. Oferece como contrapartidas o CD Srta V. Além dos clássicos como Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Flávio José, Jackson do Pandeiro, Marinês, entre outros, o CD apresenta também algumas músicas autorais, constantes deste seu primeiro CD, intitulado Srta.V.*CLÁUDIA PASSSOS -  Cláudia Passos é cantora, compositora, poeta e pianeira. Oferece como contrapartidas o CD Mar à Vista. O CD Mar à Vista da cantora Cláudia Passos tem como faixa-título uma parceria de Cláudia com Luiz Gustavo Zago que assina a direção musical do trabalho e é responsável pelos arranjos de todas as canções do CD. Apresenta também obras de compositores catarinenses e/ou radicados em Santa Catarina. O tema é o mar como o primeiro grande percurso e caminho para o que chamamos hoje de música brasileira além de sua forte influência como inspiração nas canções. Este material se traduz em ritmos diversificados e belas palavras. O show de lançamento aconteceu em dezembro de 2012 com entrada franca distribuição gratuita dos CDS. O CD Mar à Vista foi patrocinado pela Prefeitura Municipal de Florianópolis e Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes através da Lei Municipal de Incentivo a Cultura com apoio cultural da UNIMED Grande Florianópolis. {LIVROS}

 "Os Músicos Transeuntes: de palavras e coisas em torno de uns Batutas", de Luís Fernando Hering Coelho - A publicação deste livro é de grande interesse para os estudos sobre a música popular, especialmente para aqueles sobre a música popular brasileira - ele mostra que as músicas populares dos Estados-nação modernos não são como amiúde se pensa fenômenos restritos aos respectivos espaços nacionais, fenômenos em relação aos quais o sistema internacional, formado pelos referidos Estados-nação, tivesse importância apenas superveniente.  Pelo contrário, o livro demonstra que o citado sistema internacional tem papel constitutivo nos mencionados sistemas musicais. 

{Oficinas}*Oficina de Poesia Sonora - Laboratório de Vocalidades na Poesia Sonora, com Flora Holderbaum.

Composto por três sessões integradas: contextualização e exposição de obras e artistas, laboratório de vocalidades e ao fim, uma performance de poesia sonora elaborada por cada participante. A oficina destina-se à elaboração das vocalidades singulares de cada participante. Os encontros se dividem sempre entre uma primeira parte referencial e outra prática. Na primeira, serão expostos exemplos históricos que lidam com a interface entre signos escritos, gestos corporais, palavras vocalizadas e meios tecnológicos. Na segunda, buscaremos elaborar uma composição individual ou feita em pequenos grupos, no formato de uma miniatura vocal de no máximo 3 minutos, com orientações específicas para cada trabalho. Ao final, como resultado deste laboratório, cada participante apresentará um trabalho performático de poesia sonora. A oficina será composta por 3 encontros com duração de 4 horas, configurando um total de 12 horas de atividades.

*Oficina O CORPO DA VOZ: Introdução a anatomia e fisiologia do aparelho fonador, com Júlia Muniz.

“Cantar é esculpir o ar. É tornear o som.  É dar formas audíveis aos sentimentos.”

O ato de falar ou cantar é natural e espontâneo ao ser humano, mas nem por isso é algo simples de ser feito. O ar que respiramos passa por vários processos ao transformar-se em som compreensível e apreciável, exigindo a coordenação de muitas partes do corpo. Esta habilidade adquirida ao longo de milhões de anos de evolução do homem sobre a terra nos coloca, ainda, em uma inquietante situação de impasse no que diz respeito à explicação e à execução de sons harmoniosos da fala e do canto.

A voz é um instrumento invisível para o executante. Aprendemos a usá-la ainda na tenra infância e não nos recordamos desse processo tão mais físico que mental. Esse contexto torna desafiadora a apropriação consciente de um conhecimento que já possuímos e que pode ser aprimorado para o canto.

Para sensibilizar este instrumento, tanto é preciso conhecer sua estrutura e funcionamento quanto desenvolver a acuidade auditiva. O aparelho fonador é um aparato essencialmente muscular. Declamar, cantar ou mesmo falar de forma harmoniosa e saudável exige a consciência de movimentos e a tonificação de músculos específicos envolvidos nessas ações, do contrário, para além de uma performance aquém do desejado, ainda podemos provocar disfunções e danos a essa perfeita e delicada arquitetura.   

A proposta da oficina O Corpo da Voz é introduzir noções básicas sobre a constituição e o funcionamento do aparelho fonador, sobre postura e respiração adequadas ao canto e diferentes técnicas usadas para o controle harmonioso da emissão sonora. A oficina terá duração de três horas, podendo ser realizada no período vespertino ou noturno para no máximo 20 pessoas.

AVISO LEGAL: O texto e as imagens incluídos nessa página são de única e exclusiva responsabilidade do criador da vaquinha e não representam a opinião ou endosso da plataforma Vakinha.
Elementos SVG

Curta e compartilhe nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados. 2021