
Hallo zusammen,
me chamo José Francisco da Silva Vieira, nasci em Riversul/SP, e fui aprovado pela Folkwang Universität der Künste em Essen, Alemanha, para o curso de bacharelado em canto lírico (Gesang/Musiktheater).
Estudava Letras Português/Alemão na Unesp Araraquara/SP e era membro do coro "Rairaram" da Unesp. Fui contemplado com uma bolsa do DAAD para um curso intensivo de alemão em Düsseldorf, na Alemanha, em janeiro e fevereiro de 2018. Durante esse curso consegui aperfeiçoar minhas habilidades com a língua alemã e também tive grandes oportunidades de prestar universidades e conservatórios de música. Maravilhosamente, isso culminou na realização do meu enorme sonho que sempre foi estudar música numa universidade alemã.
Em Düsseldorf fui recebido pela performer e professora de voz/movimento/presença Susanne Weins, do Atelier Performative Künste. Sua família tem me acolhido por alguns meses em sua casa, enquanto busco um lugar fixo para morar a partir do início do curso na universidade, em outubro de 2018. Em troca de pouso, faço alguns serviços de casa e de jardim. Mas agora, com o resultado da aprovação, tenho que buscar meu próprio lugar pra morar e assim ir construindo minha vida. Com o impulso de tantas pessoas ao longo dos anos e, de forma especial, nos últimos meses, desta família, a almejada conquista se tornou possível. Estou imensamente feliz com a vaga nesta universidade de música de renome na Alemanha, ainda mais por vir de uma pequena cidade do interior de São Paulo e de uma família absolutamente sem condições financeiras que pudesse me proporcionar isso.
Sendo assim, o objetivo desta campanha é arrecadar uma quantia suficiente para pagar, pelo menos: o primeiro semestre da universidade (todos os alunos são obrigados a pagar uma contribuição semestral fixa estipulada pela universidade) e meus custos de vida nos primeiros meses na nova cidade. Assim que tiver concluído minhas primeiras provas, terei a possibilidade de me candidatar a bolsas de estudo, o que, por enquanto, não é possível, já que estou no começo. Além disso, tenho trabalhado como lavador de louças num restaurante e feito alguns bicos como jardineiro bem como num estacionamento de veículos, a fim de garantir meu sustento.
Quando criança, tive minhas primeiras aulas de música no violão com meu pai, que me ensinou o que sabia do instrumento. Ainda na infância tive aulas de violão e canto coral no Projeto Guri do estado de São Paulo. No "Coro Juvenil Santa Cecília", em minha cidade natal, tive, pela primeira vez, uma experiência musical mais madura em termos de técnica e interpretação. Foi com o maestro e professor João Batista Biglia que, através deste coro, tive também o primeiro contato com músicas da tradição alemã. Na igreja, atuei, voluntariamente, como organista, cantor e dirigente de pequenos coros. Minhas principais lições de piano, as pratiquei com o maestro e professor Rogério Toledo, um dos fomentadores de minha formação musical, na cidade de Araraquara.
Tais experiências se revelaram atividades que, efetivamente, marcaram o despertar da arte, em especial da música, em minha vida. Agora, depois de ter a certeza de que é isso o que me impulsiona a viver, quero seguir adiante, aprender cada vez mais e continuar fazendo o que sempre mais amei fazer: cantar. Quero cantar pra viver e fazer brotar mais vida nas pessoas. Quero cantar pra realizar meu sonho e ajudar mais gente a sonhar. Quero cantar e reverberar o eco que cada pessoa, ao me apoiar, incentivar e ajudar, deixa em mim.
Na minha caminhada, fiz concertos nas cidades espanholas de Vigo e Santiago com o Coro "Terra a Nosa" da Universidade de Santiago de Compostela, sob a regência de Miro Moreira, em dezembro de 2016. Isso foi proporcionado como parte de um programa de intercâmbio acadêmico voltado para alunos de baixa renda, totalmente financiado pela UNESP.
Além disso, este ano fui convidado para participar do KölnChor da cidade de Colônia, Alemanha, cantando na produção do concerto Final Fantasy XIV, juntamente com a Neue Philarmonie Westfalen. O concerto se deu na Konzerthaus da cidade de Dortmund, sob a regência de Wolfgang Siegenbrink e Alexandra Cravero. Também no coro universitário da Heinrich-Heine-Universität Düsseldorf, sob a regência de Silke Löhr, participei não somente como membro do coro, mas também como solista em 3 concertos nas cidades de Neuss e Düsseldorf. O vídeo da descrição mostra o solo que apresentei no concerto de verão deste ano no Schloss Mikeln, em Düsseldorf.
Gratidão é a palavra! Sou muito grato por tais oportunidades e pelas demais que se abrirão por meio da ajuda de vocês!!

Publicação na página do Facebook do Unichor da HHU em que sou apresentado como solista dos concertos de verão de 2018.

Flyer dos concertos de verão do Unichor.

Programa dos concertos de verão do Unichor com destaque da breve descrição de minha trajetória.
Concerto em Schloss Mikeln, Düsseldorf, julho de 2018.