
Ei!
Tudo bem com você?
O meu nome é Joanaik Carlos Soares dos Reis, atualmente tenho 32 Anos, sou pai de um menino lindo que hoje tem 9 meses. Sou Formado em Técnico em Agropecuária no Ifet-RP, Educação Física, Licenciatura e Bacharel pela Fupac Ponte Nova.
No dia 25/08/2021 sofri um acidente de moto onde quebrei 3 vértebras da minha coluna, 4 costelas, escapula direita, pneumotórax e um derrame pleural. Como quebrei 3 vértebras tive uma lesão medular completa, com isso tornei-me paraplégico, uma mudança radical na minha vida, que parou muitos dos meus sonhos profissionalmente, pessoal e como pai e como filho, pois minha mãe largou tudo para viver 100% da minha vida para cuidar de mim.
Mas não vim contar história triste, pois no mundo existem muitas. Vim aqui para contar como eu superei tudo isso. No início pensei que a minha vida teria parado, mas vi que a minha história poderia impactar vidas de muitas pessoas com o meu processo de reabilitação com novo modo de viver.
Nesse meio tempo eu descobri o paraciclismo que trouxe toda a minha liberdade de volta. Mas o esporte na minha vida vem desde a minha infância, espera um pouquinho que irei contar-lhe.
Aos meus 7 anos eu comecei jogar futebol na cidade que eu moro, como todo brasileiro o sonho de ser jogador de futebol, disputei muitos campeonatos municipais e intermunicipais aqui da região, em alguns campeão e artilheiro, mas os 15 anos tive que tomar uma muito importante. Em seguir o meu sonho de ser jogador de futebol ou ingressar nos estudos, e a minha decisão foi dos estudos. Sai de casa aos 15 anos para estudar em Rio Pomba, Minas Gerais e lá joguei pelo equipe de futsal e de handebol, pois o esporte sempre fez parte da minha vida, lá formei em Técnico em Agropecuária.
Esporte sempre fez parte da minha vida, mas aos 23 anos e rompi o ligamento cruzado anterior, colateral e menisco e passei por uma cirurgia e abandonei a prática do esporte. Mas o esporte não saiu da minha vida. Matriculei-me na faculdade em Educação Física, pois a área desportiva sempre me chamou atenção, desistir de praticar, mais resolvi ser professor e levar a minha paixão para outras pessoas como professor. Trabalhando em academia, projeto sociais até que montei o meu pro Studio de Treinamento Funcional, mas não foi flores. Pois, abri e poucos dias fechado devido à pandemia, foi uma luta grande para manter o meu sonho de pé. Muitas vezes caindo e levantando para manter o sonho em andamento e, nessa altura veio o acidente.
Mudança completamente na minha vida, onde tive que abdicar do meu sonho é fechar o Studio. Mas lá atrás eu disse que o meu sonho era ser jogar de futebol correto? Queria levar o nome da minha cidade através do esporte. Mas Deus é doido demais, no meio dessa turbulência ele colocou o paraciclismo em minha vida, pois o esporte teria que fazer parte da minha vida mesmo. A handbike me trouxe toda minha liberdade que a cadeira poderia ter tirado de mim. Comecei a praticar, mas na modalidade de Mountain bike, participando de algumas corridas regionais e apaixonei-me.
Mas infelizmente o ciclismo é um esporte muito caro onde não consigo manter devido a inúmeras coisas, como a minha saúde, medicamentos, meu filho que é tudo para mim. Pois, só recebo um auxílio-doença de um salário mínimo para manter todas essas despesas e com ajuda dos meus pais.
Já o paraciclismo tenho ajudo dos meus amigos para me levar nas corridas, manutenção da minha handbike, no custeio básico para a prática.
Estou aqui contando um pouco da minha história e, simultaneamente, fazer um pedido. Já dito que o esporte sempre fez parte da minha vida, no meio de tudo que aconteceu o esporte permaneceu em minha vida. Quero muito continuar no esporte e levar motivação para outras pessoas que independente de qualquer situação existe uma saída que foi ciclismo. E quero muito dá, um passo na minha vida de viver do esporte.
Estou aqui te contando brevemente minha história e fazer um pedido para eu conseguir manter esse meu sonho no paraciclismo. Levo uma frase comigo “Hoje as minhas rodinhas levam-me onde as minhas pernas nunca me levaram.”
Posso contar com a sua ajuda para tornar esse meu sonho vivo?
Instagram @_joanaiksoares