Cover qbraille img01
Thumb ha 3x4   14 05 2014

Vakinha de
Fabiana Harumi Sugimori
Campinas/SP

Sonho de adquirir uma linha braile

ID da vaquinha: 615355

Copiar url:

Objetivo
R$ 21.000,00
Arrecadado
R$ 7.100,00

Sou Fabiana Sugimori, bicampeã Paralímpica nos 50 M nado livre, deficiente visual total. Criei essa vaquinha virtual para realizar o sonho de ter uma Linha Braille (Hardware de tecnologia assistiva que, quando conectada via USB ou bluetooth no computador ou celular, permite que seja transmitido simultaneamente em Braille o que está escrito na tela dos mesmos).

Criada em
18/06/2019
Encerra em
01/12/2019

Um pouco de minha história: Nasci pré-matura de 6 meses e meio, fiquei na incubadora e adquiri retinopatia da prematuridade. Não havia deficientes na família, então meus pais tiveram que aprender muitas coisas para poderem me auxiliar. Com 3 anos e meio comecei a frequentar a Pró-Visão (Instituição que atendia deficientes visuais) onde me ensinaram o Braille, para que eu pudesse estudar. Com 6 anos já sabia ler e escrever em Braille. Depois fui estudar em classe regular e um novo desafio surgiu: não haviam quase livros em Braille. Se precisássemos de algum específico, tínhamos que pedir para alguma instituição que tivesse impressora Braille para que confeccionasse para nós, mas este processo era muito demorado e, quando ficavam prontos os livros, muitas vezes eu já não precisava mais. Então, meus pais aprenderam o Braille e faziam todos os livros que eu precisava na escola. Desde aquela época as coisas específicas para deficientes visuais já eram caras. Lembro que para conseguirmos comprar as máquinas Braille para mim e para as outras crianças da instituição, nossos pais vendiam pizzas. Com a ajuda deles consegui fazer o ensino fundamental, o ensino médio e me formar em Relações públicas. Hoje com o avanço da tecnologia, as crianças tem acesso a muitos materiais digitalizados que eles podem ouvir utilizando um computador, tablet ou celular. Ao mesmo tempo que estas tecnologias nos ajudam, os deficientes visuais tem deixado de lado o aprendizado com a escrita e leitura em Braille. Para mim é fundamental sermos alfabetizados utilizando o Braille, pois escrevendo e lendo aprendemos muito mais a ortografia das palavras e quando estamos lendo, é bem diferente de ficar somente ouvindo. Quando soube que haviam criado a linha Braille, fiquei encantada porque pensei na possibilidade que eu teria de poder ler livros, apostilas, etc., sem precisar imprimir! Quando imprimimos algo em Braille, 1 folha A4 que vocês utilizam, dá mais ou menos umas 4 folhas em Braille. Imaginem como era o tamanho dos meus livros. Utilizando a linha Braille, posso ter acesso à leitura e muito mais coisas. Uma coisa bacana que ela me proporciona fazer, é se eu participo de cursos, palestras, reuniões, etc, se recebo o material digitalizado, consigo ler em tempo real. Para quem não conhece, a linha Braille é um Hardware de tecnologia assistiva que, quando conectada via USB ou bluetooth no computador ou celular, permite que seja transmitido simultaneamente em Braille o que está escrito na tela dos mesmos. Este modelo que eu gostaria de comprar, também me dá a possibilidade de utilizar um cartão de memória para que eu coloque um texto, apostila, livro em .doc, .txt e .pdf... para ler sem depender de um computador, celular, e posso ler em tempo real sem precisar levar em algum lugar que tenha impressora braille. Ela também possibilita que eu faça anotações. Quem quiser saber mais informações sobre o equipamento acesse: https://www.tecnovisao.net/tecnovisao/produtos/detalhes/cod/90

Agradeço de coração a todas as pessoas que puderem contribuir.

Novidades (1)

Fabiana Harumi Sugimori publicou em 25 de Julho de 2019:

Pessoal, tenho uma notícia  maravilhosa:  foi arrecadado o valor total que eu precisava para comprar a linha Braille. Agradeço de coração a todos que contribuíram e divulgaram minha vaquinha a seus grupos de amigos. Com a ajuda de vocês estou realizando este sonho! Vai mudar a minha vida dentro do universo do aprendizado e desenvolvimento pessoal e profissional. Gratidão e felicidade são as melhores palavras para traduzir o que estou sentindo! Um grande abraço a todos vocês!

Quem ajudou (72)

  • Thais Locatelli Carrano
    divulgou e conseguiu 1 doações para a vakinha

  • anônimo
    em 25 de Julho de 2019

  • Sandra Teruya Toyomura
    em 25 de Julho de 2019

  • Juliana Magnusson
    em 24 de Julho de 2019

  • anônimo
    em 24 de Julho de 2019

  • Thomaz Kitamura
    em 24 de Julho de 2019

  • anônimo
    em 15 de Julho de 2019

  • anônimo
    em 14 de Julho de 2019

  • André Martins Alves
    em 11 de Julho de 2019

Denuncie

É necessário estar identificado para fazer uma denúncia. Registre-se ou faça login.

AVISO LEGAL: O texto e as imagens incluídos nessa página são de única e exclusiva responsabilidade do criador da vaquinha e não representam a opinião ou endosso da plataforma Vakinha.