Vaquinha / Outros / Dinheiro

Sertão Potável

ID da vaquinha: 2321083
Sertão Potável
URL copiada!
100%
Arrecadado
R$ 10.500,00
de
Meta
R$ 10.500,00
Apoiadores
54
Encerrada
  • Sobre
  • Novidades
  • Quem ajudou
  • Mensagens

“De vez em quando eu tomo um cafezinho feito com a água do poço mesmo, fica um pouquinho salgado mas a gente acostuma”. Diz dona Luisa, moradora da comunidade de Alto dos Cordeiros - PB. 

Seu Severino Tavares de Souza, marido de dona Luisa, vive uma situação muito comum no semiárido paraibano: Tem água no quintal de casa, de um poço artesiano cavado na pedra, mas não pode usar essa água para seu consumo ou de sua família já que a água apresenta um alto nível de salinidade e é extremamente prejudicial à saúde. No semiárido paraibano, esse não é o único caso. Embora seja uma das regiões mais secas do Brasil, e também do mundo, é possível encontrar água nos poços, porém em 84,5% dos casos a água é salobra ou salgada. Isso acontece por causa do tipo de solo dessa região.

Para beber ou cozinhar, a família do seu Severino atualmente depende da água das chuvas, raras na região, captada pelas calhas do telhado, ou de ir até a cisterna da comunidade, que é abastecida eventualmente por caminhões pipa enviados pelo exército ou pelo governo local. Mas nem sempre essas águas recebem o tratamento adequado e são confiáveis, pois não recebem o tratamento adequado. Além disso, a rotina de ir e vir trazendo água em uma carroça, pela estrada de terra, é mais uma tarefa que demanda tempo e esforço diários. 

A solução foi encontrada pela Universidade Estadual da Paraíba, através do curso de agroecologia, que desenvolveu um dessalinizador solar que retira todo sal da água, além de eliminar germes e bactérias, tornando a água própria para consumo usando apenas a luz do sol. E sol é o que não falta nessa região!

Cada dessalinizador solar produz em média 16 litros de água potável por dia, o suficiente para uma família de 5 pessoas beber e cozinhar com segurança hídrica. Esse dessalinizador solar é de fácil manutenção e não necessita de peças de reposição, tornando a produção ideal para realidade das famílias da zona rural.

O objetivo dessa Vakinha é construir 5 dessalinizadores solares, para garantir acesso à água potável diretamente para até 25 pessoas da comunidade de Alto dos Cordeiros, na zona rural entre os municípios de Queimadas e Barra de Santana, no estado da Paraíba.

Nós da ONG Engenheiro Sem Fronteiras contamos com o seu apoio para construção desses dessalinizadores.

Ajude-nos a melhorar as condições de vida dessas famílias.

Para visualizar o orçamento do projeto, basta clicar aqui

Camila Porto - Diretora Geral do ESF João Pessoa.

Encerrada
AVISO LEGAL: O texto e as imagens incluídos nessa página são de única e exclusiva responsabilidade do criador da vaquinha e não representam a opinião ou endosso da plataforma Vakinha.

Todos os direitos reservados. 2021