
Precisamos da sua participação
Sonhos são castelos de desejos e memórias.
Os meus ameaçaram desabar em 2004 quando a Esclerose Múltipla, literalmente do dia para a noite, roubou em torno de 50% da destreza de minha mão esquerda, encerrando para sempre minha carreira de músico de palco.
Desde o ano 2000, eu decidira ser exclusivamente músico e, eventualmente, escritor. Recebi forte oposição e todo o tipo de críticas por esta escolha.
Todavia, os admiradores e amigos insistiram: você tem talento, persista! Dei-lhes crédito, na verdade eu concordava e vivenciava minha época mais criativa.
Mas, e agora? Restava-me 50%. Se não era suficiente para executar uma canção completa sem interrupções, que eu tentasse executá-las aos poucos.
Quatorze anos e milhares de takes depois, surgiu o projeto The DENIAL Play (https://www.youtube.com/channel/UCgHuHpwlrtTVutakANR38sw…). A Hard Drive’s Knightmare, EP integralmente composto, gravado e produzido por mim foi lançado na rede. Custo do projeto: centenas de horas de trabalho a mais que para um músico em condições normais.
Desde 2013, a EM, em sua progressão, me impede de tocar qualquer instrumento, inclusive cantar. A partir de então, as limitações avançaram rapidamente, há mais de três anos sou inteiramente dependente de cuidados de terceiros. Minha mãe tem sido responsável por 95% destes cuidados, e hoje por 100%. À beira de completar 71 anos, seu desgaste é evidente e preocupante. Justo seria que ela dispusesse de um cuidador.
No atual momento, devido ao agravamento da minha enfermidade e suas comorbidades (dores ortostáticas, atrofias, hérnias discais, contraturas, lesões de pele, depressão e efeitos colaterais de medicação), estamos impossibilitados de darmos conta sozinhos.
Temos trabalhado em conjunto á exaustão para sustentarmos nosso castelo. Sofremos grandes abalos físicos e psíquicos. Virtualmente impossível descrever os dias sem apelar ao dramático. Entretanto, impossível, igualmente, não celebrar a riqueza dessa lida. Lembram-se quando lhes disse que os admiradores e amigos insistiram: você tem talento? Mesmo que soe o maior dos clichês, não restem dúvidas: minha maior admiradora também é minha mãe, sem a qual o castelo já teria desabado há montes de tempo.
Seja Parte Do Sonho é um convite para visitares meu castelo.
Sucedeu-se, porém, um milagre, destes em que acredito de todo. Vieram á minha casa, naquele dia, amigos que ainda criam poder sustentar as ruínas de meu castelo. Com a poderosa força de uma amizade genuína, puseram em marcha uma campanha que me levou a uma internação hospitalar. Providencial, deu suporte á continuidade do sonho, contudo, sobra uma realidade inteira pela frente e o pós-tratamento tem despesas inalcançáveis ao nosso orçamento.
Não pense como mera doação. Acredito que a vida me deu nova oportunidade de não apenas receber, mas partilhar. Combina, decerto, com minha visão de mundo. Há décadas não almejo a fantasia de rockstar, o sucesso é, para mim, uma troca. É mais que retórica, sou um homem de artes, amizades e amores. Não de marketing nem de negócios, definitivamente.
Ao músico, não há prazer maior que ser parte do sonho do ouvinte. Ao pai, não há prazer maior que ajudar uma filha a construir seu próprio castelo fornecendo-lhe os alicerces mais sólidos. Ao filho, não há prazer maior que ser capaz de retribuir o amor e a dedicação recebidos.
Aos amigos, amizade. Isto é, abraços cheios de afeto, beijos cheios de carinho, conversas inesquecíveis, feitos inenarráveis, porres de generosidade, ressacas de gratidão.
“E no final, o amor que você recebe é igual ao amor que você faz”. (Lennon/McCartney)
• Site do trabalho