Nossa primeira meta, no valor de R$15.000,00, foi alcançada! Agradecemos aos nossos queridos doadores por fazerem desta Obra do Bem, uma realidade. Meta cumprida é meta dobrada! Vamos para mais um passo rumo a concretização deste sonho!
O nosso Novo Abrigo já está quase pronto, mas ainda precisamos da sua ajuda para concluí-lo!
Há quase 29 anos, reuniu-se um grupo de voluntárias, algumas com formação técnica, outras com experiência na área, mas todas com as mesmas determinantes: o coração aberto, o desejo de doar amor e proporcionar uma melhor qualidade de vida a crianças com deficiência, de famílias de baixa renda, em vulnerabilidade e risco sociais. Com esse propósito, nasceu a Obra Social Dona Meca. Com Sede própria e referência em todo o município do Rio de Janeiro, hoje, a Instituição atende cerca de 200 crianças e adolescentes com deficiência, todos oriundos de famílias economicamente carentes, residentes em Jacarepaguá e adjacências. São oferecidos gratuitamente, em contra-turno escolar, 9 Atividades Terapêuticas / Fundamentais (Fisioterapia Motora, Fisio Respiratória, Hidroterapia, Psicomotricidade – Solo e Água, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Psicologia, Pedagogia, Oficina do Brincar), 6 Atividades Esportivas / Potencializadoras (Natação, Capoeira, Dança, Desporto, Bocha e Judô), além de Serviço Social às famílias. Os pequenos beneficiários recebem atendimentos em grade individualizada, desenhada a partir de suas orientações médicas, anamneses e avaliação técnica interna.
No início do ano de 2005, algumas situações de extrema vulnerabilidade social bateram à porta da Obra Social Dona Meca e observamos uma carência na região: eram crianças que, embora residissem com suas famílias, conviviam diariamente com a negligência e o descaso. Como resposta à necessidade de um local em que essas crianças pudessem residir, mas não deixassem de receber o tratamento terapêutico e de reabilitação que são determinantes em sua qualidade de vida, surgiu, em 2007, a Casa Lar Dona Meca.
Esta Unidade dispõe, atualmente, de capacidade para até 20 crianças e adolescentes com deficiência, de 00 a 18 anos, em regime de acolhimento institucional. Tendo se tornado referência em todo o Estado do Rio de Janeiro, em mais de 13 anos de existência, a CLDM foi a casa de mais de 60 crianças e adolescentes com múltiplas deficiências. E continua sendo para alguns destes! Ao todo, foram realizadas, ao longo desses anos, mais de 25 adoções e reintegrações familiares, números que retratam a qualidade do atendimento e do trabalho de excelência desenvolvido pelas Equipes: Cuidadoria, Nutrição, Infra-estrutura e, claro, uma robusta Equipe de Saúde composta por Colaboradores e Voluntários.
Em seguida, a pedido da Vara da Infância e Juventude, devido ao aumento no número de crianças em situação de negligência familiar, oriundas, sobretudo, de pais com problemas de dependência química (principalmente crack), a Obra Social Dona Meca fundou, em 4 de março de 2015, mais uma Casa de Amor: a Casa Lar Balthazar. Essa nova Unidade de Acolhimento é voltada ao atendimento de até 20 crianças com perfil de 00 a 06 anos de idade, que, por se encontrarem em situação de vulnerabilidade e risco social, necessitam ser abrigadas. A esses pequenos, também oferecemos cuidados de saúde, alimentação, higiene, educação complementar, lazer e, acima de tudo, muito carinho.
A partir deste ponto, abriu-se para nós mais uma missão: a união de nossas Unidades de Acolhimento, a fim de proporcionar às crianças e adolescentes que, conosco cresceram e se desenvolveram, a manutenção dos laços afetivos construídos ao longo dos anos, bem com a continuidade de seu atendimento de referência.
O novo prédio já foi construído, com ajuda de diversas doações, no terreno anexo ao local onde hoje fica instalada a Casa Lar Dona Meca, o que está nos proporcionando a edificação de uma área totalmente planejada e pensada em prol de mais conforto e bem-estar às nossas crianças e adolescentes acolhidos, com total acessibilidade.
Assim, o Novo Abrigo, unido à CLDM, reunirá as duas Unidades de Acolhimento (hoje, separadamente, acolhimento de até 20 crianças e jovens com deficiência de 0 até 18 anos + acolhimento de até 20 bebês e crianças sem deficiência de 0 a 6 anos) em um lar verdadeiramente inclusivo, com mais qualidade de vida, conforto e infraestrutura (elevador, rampas especialmente projetadas, monta-carga, mais arejamento, áreas de lazer e, agora, lavanderia única - dentre outros). Além de incrementarmos a logística que permeia nossas Unidades, fortaleceremos e otimizaremos funções / tarefas da Equipe*, dinamizaremos atividades e economizaremos em custos.
Graças a Deus - e a todos vocês! - estamos com a obra do Novo Abrigo OSDM praticamente concluída, em prol de proporcionarmos uma habitação inovadora, um lar (novinho em folha!) às nossas crianças e jovens com deficiência: mais confortável, aconchegante e com tudo que eles merecem de melhor!
Ainda não conseguimos nos mudar para esta residência, pois, embora tenhamos terminado uma etapa, agora, passamos para outra fase: mobiliar o espaço.
Para isso, precisaremos - mais uma vez! - da ajuda de vocês e de tantos outros amigos que queiram colaborar com esta Obra do Bem.
Neste momento, estamos precisando de armários para quartos, camas, mesas e cadeiras de refeitório, geladeira para remédios, prateleiras para dispensa, bebedouro, Splits, televisão, bancadas para apoio, prateleiras (de uso geral), armários de aço, dentre outros.
Isto para que, em breve, nossas crianças e jovens possam desfrutar / inaugurar sua casinha!
Desde já, externamos nossa gratidão por todo o carinho e amor que vocês, Amigos OSDM, demonstram aos nossos pequenos e jovens.
Sabemos que, juntos, poderemos construir um mundo melhor.
Basta acreditarmos, nos unirmos e... realizarmos!
Nota: Além de nos ajudar colaborando com esta Vakinha, você também pode realizar doações avulsas. Para isso, entre em contato conosco através do número: (21) 2446-3674 ou através do e-mail: contato@osdm.org.br
Fotos atuais da Obra:
Fachada
Cozinha
4° andar