Vaquinha / Outros / Dinheiro

Sapretah Deusa do Ébano Ilê Aiyê 2020

ID da vaquinha: 860919
Sapretah Deusa do Ébano Ilê Aiyê 2020
Sabrina Sant'Ana
Rio de Janeiro / RJ
Arrecadado
R$ 635,00
Meta
R$ 10.000,00
Apoiadores
0
  • Sobre
  • Novidades
  • Quem ajudou

A Noite da Beleza Negra do Ilê Aiyê é hoje o maior concurso de beleza e exaltação da mulher negra no Brasil. Nele, o Ilê Aiyê elege a Deusa do Ébano (Rainha do Ilê), que tem a missão de levar ao público todo encanto e consciência que a mulher negra necessita para elevar sua auto-estima e censo crítico.

Um dos maiores objetivos da Associação Cultural Ilê Aiyê é sedimentar a auto-estima na comunidade negra de Salvador e propagar a cultura afro-baiana para os mais diversos pontos do mundo. Na Noite da Beleza Negra, o Ilê faz isso com o foco direcionado para a mulher negra.

O concurso acontece desde 1975 e nasceu a partir da constatação de que não havia nenhum registro de que uma mulher negra tivesse ousado concorrer em uma competição de beleza. Apesar de a população brasileira ser majoritariamente mestiça, o biotipo de mulheres que o Brasil exportava a partir dos seus concursos de beleza não correspondia à realidade étnica nacional.

Com o surgimento do Ilê Aiyê, sobretudo após a criação da Noite da Beleza Negra, veio à tona a discussão acerca “de ser negro”, da negritude e do padrão de beleza diferente, mas longe de ser inferior.

A estética do concurso é regida pelos trançados dos cabelos, estamparias do tecido, pela graça da dança, mas, sobretudo, pela consciência da candidata no que diz respeito a sua negritude, sendo ela atuante na comunidade nesse sentido. Por isso, quando o Ilê Aiyê elege a sua Deusa do Ébano, a entidade está fortalecendo a cultura baiana através da afirmação da consciência negra e da manutenção das suas raízes.

As finalistas precisam atender aos requisitos de beleza, atitude, aptidão para dança afro e conhecimento sobre a história do Ilê Aiyê e do povo negro na Bahia.

A Noite da Beleza Negra, prestigiada pelo povo e pela intelectualidade nacional e local, ocorre sempre 15 dias antes do sábado de Carnaval. O concurso escolhe a Deusa do Ébano, que brilhará no Carnaval e participará das apresentações do bloco no Brasil e no mundo durante todo o ano.

Sobre a Candidata:

Sabrina Sant'Ana, a Sapretah.

Cantora, bailarina, professora de dança e estudante de educação física.Iniciou seus estudos na escola de música Villa lobos, na dança no escola de dança e centro cultural Jaime Aroxa, tem como mestres em dança afro, sua especialidade, Charles Nelson, Vera Motta e Fábio Batista. Dança profissionalmente há 12 anos. 

Atualmente é membro da Cia Clanm e da Cia Folclórica Junina Pode C Show, onde é a cantora. É Elewá do Afoxé Ómó Ifá, Yabá bailarina do projeto Awurè, coreógrafa da escola de samba mirim Coração Batuqueiro e bailarina da comissão de frente da GRES Portela, onde foi estandarte de ouro no carnaval  de 2019 .

Sabrina hoje é uma das 15 finalistas de 150 candidatas e a unica candidata da região sudeste/Rio de Janeiro.

Uma mulher negra retinta multiprofissional que se joga em todas as oportunidades que aparecem e se dedica com primazia em todos os projetos que se envolve. Para que o sonho de Sabrina e de outras mulheres negras que se veem representadas por ela, não só pela beleza - mas por sua força, carisma, gentiliza e poder, pedimos apoio para que ela participe e traga a coroa.

 

https://g1.globo.com/ba/bahia/carnaval/2020/noticia/2020/01/13/quinze-candidatas-disputam-titulo-de-deusa-do-ebano-2020-conheca-finalistas.ghtml

Custos:

Passagens;

Alimentação;

Assessoria;

Fantasias;

Hospedagem;

Translados;

Para depositos diretos em conta:

Esses são os dados das minhas contas:

 

BANCO INTER - 077

 

Agência 0001–9

Conta 44498586

 

Caixa Econômica

Agência 3307

Operação 023

CC 205-0

 

Banco do Brasil

AGENCIA 0288-7

CONTA 45368-4

VARIAÇÃO 51 (POUPANÇA)

 

SABRINA SANT'ANA DOS SANTOS

CPF: 116656827-01

Denunciar essa vaquinha
AVISO LEGAL: O texto e as imagens incluídos nessa página são de única e exclusiva responsabilidade do criador da vaquinha e não representam a opinião ou endosso da plataforma Vakinha.
Elementos SVG

Curta e compartilhe nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados. 2020