Em 2018, começamos um projeto chamado Semeadura Amazônica onde plantamos espécies frutíferas em risco de extinção aqui no Instituto Laurinda Amazônia, na Vila Quilombola e Ribeirinha de Mangabeira-PA. São mais de mil mudas plantadas, dentre elas: bacabeiras, ingazeiros, pupunheiras, mangabeiras, cupuaçuzeiros, taperebazeiros, biribazeiros, açaizeiros, castanheiras e muitas outras, inclusive algumas já em processo de frutificação.
Entretanto, ano passado, em decorrência das mudanças climáticas e o aquecimento global tivemos a maior seca de toda a história da Amazônia e projeto perdeu mais de 200 pés de frutíferas.
Para este ano, iremos lutar para resistir a grande seca que está por vir e com isso fazemos um chamamento de todos vocês para que possamos salvar o nosso plantio.
E para isso, idealizamos um projeto de irrigação que consiste em bombear água do Rio Tocantins e irrigar todas as frutíferas, e vamos precisar de caixas d'água, bombas de recalque, encanamentos, componentes de irrigação e mão de obra local de alguns ribeirinhos de nossa Vila.
Instagram: @janeglebia e @institutolaurindaamazonia
Idealizadora: Jane Glebia, Nutricionista Paraense, Mestre em Ciências da Saúde e Pesquisadora de Comunidades Quilombolas da Amazônia.
" Acompanhe a nossa luta e nos ajuda e manter a floresta de pé "