
A Instituição Evolução Centro de Vivência localizada em São Paulo atende uma população importante (aprox. 210) de crianças, jovens e adultos diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Eu, Moira Segrera, psicóloga especialista em infância e adolescência, estou fazendo um estágio nesta instituição como parte do meu treinamento no método “Soletrar para se Comunicar” (Spelling to Communicate ou S2C) que ensina aos indivíduos com desafios sensoriais e motores as habilidades motoras necessárias para apontar letras para soletrar como um meio alternativo de comunicação (AAC). O objetivo é alcançar a sincronia entre o cérebro e o corpo. À medida que as habilidades motoras melhoram por meio da prática consistente, os alunos progridem de apontar às letras em pranchas para soletrar e digitar em um teclado. Consequentemente, a comunicação passa do concreto ao abstrato conforme as habilidades motoras progridem.
O centro Evolução foi fundado em 1994 e conta com um corpo de especialistas altamente qualificados, psicólogos, terapeutas ocupacionais, psiquiatras, psicopedagogos entre outros. Atualmente a entrada financeira da instituição não supri despesas e necesidades extras. Entre elas, os terapeutas ocupacionais precisam de material para equipar uma sala de Integração Sensorial, que é fundamental no trabalho com essa população. Para esse fim criamos esta campanha de arrecadação de fundos que serão destinados a comprar esses equipamentos.
A Integração Sensorial é o processo cerebral onde recebemos informações pelos nossos sentidos, organizamos uma resposta e a utilizamos nas atividades cotidianas. É a habilidade de organizar e interpretar as sensações e responder de forma apropriada aos estímulos. Quando esse processo cerebral não ocorre corretamente é o que chamamos de alterações sensoriais. Em muitos casos as crianças autistas apresentam essas alterações, evidenciando dificuldade em interpretar e organizar as informações sensoriais originadas no seu próprio corpo ou no ambiente, podendo ser hiposensíveis, (ex. necessitam de mais intensidade de estímulo, procuram sempre pelo toque), hipersensíveis (ex. não toleram a sensação da etiqueta nas roupas), ou de intensidade inadequada.
Para aplicação dessa técnica de tratamento é preciso um ambiente terapêutico com estruturas e equipamentos para promover movimentos que ativam os sistemas sensoriais como:
O objetivo principal da estimulação sensorial é promover a integração das sensações através de brincadeiras e atividades lúdicas com participação ativa da criança, aumentando a habilidade de processar as informações e dar respostas adequadas, além de aumentar a habilidade de atenção, coordenação e planejamento dos movimentos nas atividades.
Por isso a Integração Sensorial é uma parte tão importante no tratamento multidisciplinar das crianças com TEA e outros diagnósticos que apresentem alterações sensoriais.
O custo aproximado dos equipamentos e acessórios que o centro evolução está precisando é de aprox. R$25000. Os indivíduos que se beneficiam deste atendimento e suas familias têm recursos econômicos limitados também, eles iram agradecer imensamente a sua ajuda e a divulgação do projeto.